• NOTÍCIAS
  • > Últimas Notícias

Balanço Leslie: Localidades sem eletricidade,  estradas cortadas, danos na via pública e árvores caídas

Proteção Civil diz que maiores perigos devido ao Leslie "já passaram”.

Localidades sem eletricidade, estradas cortadas, danos na via púbica e árvores caídas, são o resultado da passagem da passagem da tempestade Leslie no concelho de Lamego.

A tempestade Leslie originou, até às 04:00 de domingo, em Lamego, mais de uma dezena de ocorrências, a maioria resultantes da queda de árvores e de estruturas.

Em ponto de situação sobre as ocorrências registadas informa-se que estiveram envolvidos mais de 20 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Serviço Municipal de Proteção Civil, Policia de Segurança Pública e Câmara Municipal, que ainda continuam no terreno, acompanhados pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Alves da Silva.

Neste momento também já sencontram abertos ao trânsito os acessos ao Santuário de N. Sra. dos Remédios, que estiveram encerrados devido à queda de árvores até à manhã de hoje. A Freguesia de Samodães já tem energia elétrica.
A Proteção Civil Municipal está a acompanhar o desenvolvimento das operações no terreno e informará pelas vias habituais sempre se justifique.

Aviso Vermelho IPMA: Precipitação e Vento (13/10/2018)

Com a chegada anunciada do Leslie ao final da tarde de hoje, não corra riscos desnecessários! Prepare-se antes do que possa vir a acontecer… vento, chuva e agitação marítima. Pode haver queda de árvores e de estruturas mal fixadas (andaimes, painéis, etc.), inundações em zonas com mau escoamento de águas da chuva, estradas com pavimento escorregadio que dificultem a circulação automóvel, agitação marítima e ondulação forte que devem levar-nos a evitar a permanência em zonas da costa. Assim, todo o cuidado é pouco! Evite expor-se ao risco. Não facilite. Mantenha-se informado. Siga os avisos e recomendações das autoridades.

Aviso à População n.º 6/2018 - CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS - Vento e Precipitação

Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, com origem na aproximação da Tempestade Tropical “Leslie” e em período relativamente coincidente, na passagem de uma superfície frontal fria com especial incidência a norte do rio Douro. Estes fenómenos meteorológicos deverão afetar o território do continente, da seguinte forma:
Vento forte a muito forte, com rajadas superiores a 90 Km/h, no litoral e terras altas, em particular nas regiões centro e sul;
Precipitação intensa no sul e litoral resultante do efeito da “Leslie” e podendo também ocorrer a norte do Rio Douro, pelo efeito da passagem da frente fria.

Efeitos Expectáveis:
Em função das condições meteorológicas presentes e previstas é expectável:

Continue a leitura

Mais artigos...