feed-image RSS Feed
goo vimeo rss facebook

Lamego assinalou "Dia dos Monumentos e Sítios" com Raid Fotográfico

A Câmara Municipal de Lamego, através do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a realização do Raid Fotográfico“Lazarim, povoados, tradições e as suas gentes”, permitindo deste modo a todos os interessados um registo para memória futura. Participaram nesta iniciativa 15 fotógrafos amadores, oriundos de diversos pontos do país, que percorreram a pé as povoações rurais da freguesia de Lazarim: Anta de Mazes, Castelo, Sabugueiro, Mata de Lobos, Perafita, Mazes, Vingada e Lazarim. 
Ao longo destes percursos, os participantes puderam contemplar e fotografar um leque variado de exemplos de património histórico, nomeadamente as Furnas do Barronco, edifícios brasonados e espigueiros, aliando deste o modo o gosto pela fotografia com o conhecimento histórico. 

Lamego presente na atribuição de título de Cidade Europeia do Vinho 2018 Dionísio

No âmbito da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, deslocou-se a Rethymno, na Grécia, na qualidade de membro do Conselho de Administração da RECEVIN e de Presidente da Assembleia Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, para participar na assinatura do protocolo de atribuição do título de Cidade Europeia do Vinho 2018 Dionísio a Rethymno. 
"A promoção do vinho e do enoturismo é um motor de desenvolvimento dos nossos territórios. Esta ação insere-se no nosso objetivo de promover Lamego e o Douro em todo o mundo", afirma Ângelo Moura.

AVISO: Ruas Macário de Castro e Cardoso Avelino com dois sentidos

A Câmara Municipal de Lamego informa que, a partir da próxima segunda-feira, 23 de abril, as ruas Macário de Castro e Cardoso Avelino vão passar a funcionar com dois sentidos. 
Tal como anunciado anteriormente, esta alteração permitirá retirar veículos do centro da cidade e evitar penosos circuitos no seu interior, enquanto não estiver estabelecida uma alternativa estável de saída da cidade, que o Município continuará a procurar estabelecer. Tratando-se de uma intervenção que altera os hábitos dos lamecenses, a mesma será monitorizada e acompanhada de perto pelos serviços municipais no sentido de obter elementos que permitam avaliá-la e suscitar melhoramentos à solução encontrada, mormente ao nível da segurança. 
A Câmara Municipal de Lamego apela a todos os automobilistas que tenham, nas suas deslocações frequentes ou esporádicas, a maior cautela e respeito pela sinalização existente no local e a adequarem a sua velocidade às características da via, de modo a permitir uma transição tão suave quanto possível. 

SIC e PORTO CANAL acompanham ação de fogo controlado

O Município de Lamego aderiu à primeira fase do Plano Nacional de Fogo Controlado, lançado pelo Governo, com o objetivo de criar faixas de proteção de defesa da floresta contra incêndios. O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, deslocou-se ontem a Lamego para participar numa ação de fogo controlado na rede primária na serra do Montemuro, uma iniciativa da Câmara Municipal

A SIC e o PORTO CANAL acompanharam esta ação. Assista às reportagens:

Link SIC: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-04-19-Governo-leva-a-cabo-primeiro-plano-nacional-de-fogo-controlado
Link PORTO CANALhttp://portocanal.sapo.pt/noticia/152778

Secretário de Estado participa em Lamego em ação de fogo controlado

O Município de Lamego aderiu à primeira fase do Plano Nacional de Fogo Controlado, lançado pelo Governo, com o objetivo de criar faixas de proteção de defesa da floresta contra incêndios. O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, deslocou-se na manhã de 19 de abril a Lamego para participar numa ação de fogo controlado na rede primária na serra do Montemuro, uma iniciativa da Câmara Municipal. Sobre esta ação, o governante realçou o "bom trabalho" da autarquia, enaltecendo o projeto integrado que está a ser concretizado para criar faixas de proteção que vão permitir que estas áreas tenham um pastoreio mais fácil e sejam evitadas ações de queimadas descontroladas.
Acompanhado pelo executivo camarário, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, sublinhou que este "é um combate pela proteção", acrescentando que serão executados no concelho de Lamego cerca de 500 hectares de gestão de combustível, dos quais 100 através de ações de fogo controlado. Isto, para que não se repita a dimensão dos fogos do ano anterior. O autarca explica que esta ação, em conjunto com igual trabalho desenvolvido pela Câmara de Castro Daire, vai gerar na serra do Montemuro uma faixa de proteção de defesa da floresta de 30 quilómetros. 
Para verificar as condições em que o Parque Biológico da Serra das Meadas, importante "pulmão verde" do concelho de Lamego, ficou, após o fenómeno de chuva gelada ocorrida a 27 de fevereiro, o executivo camarário acompanhou, em seguida, Miguel Freitas numa visita a esta mancha florestal. Com cerca de 50 hectares, ainda são visíveis as marcas deste fenómeno que provocou a queda de centenas de árvores. 

Semana em Lamego estimula a "Leituras Com (C)alma"

"Leituras Com (C)alma" é o lema escolhido da edição deste ano da “Semana da Leitura”, a grande festa à volta dos livros que decorre na cidade de Lamego, que visa estimular os hábitos de leitura junto dos jovens. O evento percorre as bibliotecas do concelho, de 23 a 28 de abril, com o objetivo de promover “a criatividade e a originalidade na exploração da palavra como testemunho da diversidade cultural, social, histórica e estética”.
Promovida pela Rede de Bibliotecas de Lamego, com o apoio da Câmara Municipal, a “Semana da Leitura” desafia as escolas e as bibliotecas a fomentarem o gosto pela leitura. No conjunto de iniciativas a desenvolver, destaca-se a realização de encontros com escritores, conferências, jograis, apresentação de livros, teatro, música, poesia e leituras, com o propósito de celebrar a leitura como uma das práticas mais decisivas para a aquisição de conhecimento. 

ENCONTROS COM ESCRITORES | CONFERÊNCIAS | JOGRAIS | APRESENTAÇÃO DE LIVROS | TEATRO | MÚSICA | POESIA | LEITURAS

PROGRAMA

Lamego vai ser "Cidade Poema"

A cidade de Lamego vai ser o ponto de encontro de alguns poetas proeminentes do cenário literário português. A iniciativa "Lamego - Cidade Poema" promete reunir na conferência "O estado da leitura em Portugal - da edição ao leitor" poetas consagrados que se propõem debater a poesia e o estado da arte. O emblemático Teatro Ribeiro Conceição, a mais bela sala de espetáculos da região duriense, acolhe esta conferência, na tarde de 28 de abril, às 16 horas. À conversa estarão José Pedro Leite, Marta Bernardes, André Domingues, Carlos Mota Cardoso, Eduardo Leal, Renato Filipe Cardoso, Virgínia do Carmo, Lídia Borges e Aurora Simões de Matos, com moderação de André Freire. No sábado à noite, a poesia passa o testemunho à música e sobe ao palco o cantor "Vítor Blue".
Organizado pela Câmara Municipal de Lamego - Pelouro da Cultura e pela Rede de Bibliotecas, o projeto "Lamego - Cidade Poema", de características inéditas e originais na região, contempla ainda a realização da iniciativa "Poemas com Melodia". No dia 27, o Teatro Ribeiro Conceição acolhe duas sessões para os jovens alunos de diversos estabelecimentos de ensino. Por entre as melodias poéticas de "Vítor Blue", serão orquestrados alguns poemas da autoria dos alunos. Cada sessão terminará com uma breve palestra do poeta e editor José Pedro Leite.
Integrada na programação da "Semana da Leitura", "Lamego - Cidade Poema" constitui uma das grandes apostas, na vertente literária, do Pelouro da Cultura, de modo a criar um evento de referência no nosso país. 

Comemorações 25 de Abril | 44º Aniversário

Participe no programa de comemorações do 44º Aniversário da Revolução dos Cravos, organizado pela Assembleia Municipal de Lamego e pela Câmara Municipal de Lamego. Uma celebração composta pela realização de diversas iniciativas de índole institucional, cultural e desportiva que visam manter viva a memória dos ideais de Abril.

PROGRAMA
23 de Abril
17H30/ Inauguração da exposição de Fotografia, Multimédia e Pintura de artistas lamecenses e Região (aberta ao publico até dia 30 de abril) 
Casa dos Artistas Lamecenses (Castelo, Porta dos Figos)

24 de Abril
09H00/ Exposição fotográfica alusiva ao 25 de abril. Átrio dos Paços do Município
09H30/ X Assembleia Municipal do Futuro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego, sobre o tema: “O Futuro em Lamego: que atividades realizar para a população jovem e idosa?”
21H30/ Espectáculo “ERGO UM CRAVO” no Teatro Ribeiro Conceição. Entrada livre, sujeita ao levantamento do bilhete no TRC

25 de abril
09H00/ Arruada na Cidade de Lamego pela Banda  Marcial de Cambres
10H00/ “XIV Torneio de Futsal” do Estabelecimento Prisional de Lamego - Pavilhão Álvaro Malgalhães
10H45/ Hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Município de Lamego, com a presença das Entidades, Cidadãos, Alunos, Banda Musical e Militares do CTOE
11H00/ Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia da Liberdade, no Salão Nobre dos Paços do Município, com as seguintes intervenções:
- Representantes dos grupos Políticos Municipais;
- Apontamento Musical pela Academia de Música de Lamego;
- Intervenção do senhor Presidente da Câmara Municipal de Lamego;
- Intervenção do senhor Presidente da Assembleia Municipal;               

15H00/ Caminhada solidária (organização ADA);
15H30/ Inicio das provas de atletismo “35.º Grande Prémio Lamego – Avões"
16H00/ Museu Pedagógico, exposição, Conferência e música "Cantores e Canções de Abril"
18H00/ Entrega de prémios aos participantes das provas de atletismo na sede da Associação Desportiva de Avões

26 de abril
09H30/ Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Lamego, na freguesia de Cambres

27 de abril
15H00/ Ágora de Democracia e Cidadania – Bio-Ética, Testamento Vital e Equidade em Saúde | Debate – Salão Nobre da Câmara Municipal

28 de abril
23H30/ Noite jovem – atuação de bandas – Rua da Olaria

Lamego junta cavalos e mundo rural num grande evento

feira scA Câmara Municipal de Lamego junta este ano, pela primeira vez, num único evento, a organização da Grandiosa Feira de Santa Cruz e da Feira Agrícola de Lamego, com o objetivo de reforçar a projeção destas iniciativas e, com isso, atrair mais público e aficionados pela arte equestre e pelo mundo rural. De 3 a 6 de maio, a maioria das atividades decorre no Largo do Centro Multiusos e no interior desta infaestrutura.
Como sempre,  as populares Corridas de Passo Travado e de Galope Amador, o Concurso de Salto de Obstáculos, a Gala Equestre - Miguel Fonseca, o Concurso Pecuário de Raça Arouquesa, os desfiles e passeios de charretes e a demonstração de equitação clássica, entre muitas outras atividades, regressam no âmbito da realização da Grandiosa Feira de Santa Cruz. Mas, ainda há mais para descobrir e apreciar: a tradicional Feira Anual, a Noite de Fados e as aulas de equitação abertas à população na Av. Dr. Alfredo de Sousa. Conhecida popularmente por “3 de Maio”, este certame visa valorizar a arte equestre e promover o convívio e a boa disposição entre a população. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter