feed-image RSS Feed
goo vimeo rss facebook

Novos Cidadãos de Ouro prometem lutar pela manutenção do CTOE

A Câmara Municipal de Lamego agraciou com a Medalha de Ouro da Cidade o General Artur Pina Monteiro, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, e o Major-General Rui Davide Guerra Pereira, 2º Comandante do Quartel-General do Corpo de Reação Rápida da NATO, com sede em Valência, em cerimónia realizada a 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As duas personalidades foram distinguidas tendo em conta os "notáveis e relevantes serviços prestados à cidade de Lamego, de que resultaram maior renome para a cidade e honra especial para os Lamecenses". "Cumprimos hoje, aqui, um dos mais elementares deveres dos homens bons e das instituições humanas: fazer justiça e mostrar gratidão por aqueles que, cruzando-se nos nossos caminhos de vida e trabalho, com os seus atos públicos, as suas decisões corajosas, a sua dedicação excecional e o seu sincero apreço e amizade, tanto beneficiaram Lamego e as suas gentes", fundamentou, desta forma, o Presidente da autarquia Francisco Lopes a homenagem pública. 
Durante o discurso de agradecimento que proferiu, o General Artur Pina Monteiro assegurou que pugnará sempre pela manutenção do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) na cidade de Lamego: "É justo e é merecido, não só pela qualidade dos militares que aqui são formados, mas também, e fundamentalmente, pela relação que estabelecem com a sociedade. Tudo o que se faça para alimentar essas raízes da existência coletiva está a contribuir para o todo nacional, para o reforço da identidade", sublinhou. Francisco Lopes elogiou também o empenho demonstrado pelos dois homenageados para a continuidade do CTOE em Lamego. "O apoio prestado veio a ser definitivamente consolidado com o plano de infraestruturas aprovado pelo atual Chefe do Estado-Maior do Exército e que está em fase inicial de implementação", afirmou.

Caminhada em Ferreiros parte à descoberta das cerejeiras em flor

Durante o primeiro domingo de abril, os lamecenses vão ser desafiados a calçarem as sapatilhas para percorrerem as encostas da freguesia de Ferreiros. Esta é, sem dúvida, uma das melhores alturas do ano para participar em caminhadas ao ar livre, uma vez que a paisagem apresenta um cenário encantador dominado pela floração das cerejeiras.
O percurso pedestre “Rota das Cerejeiras em Flor” vai passar por diversos trilhos de terra batida. Gratuita e adaptável a qualquer estilo de vida, os interessados em participar nesta atividade devem comparecer às 9h30 no Lugar do Coreto, em Ferreiros, onde terá início o percurso de 8 quilómetros. O grau de dificuldade, avança a organização , é médio.
Promovida pela Associação Cultural e Desportiva Amigos de Ferreiros, em parceria, entre outras instituições, com o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, esta iniciativa promete seduzir os participantes devido à beleza do património paisagístico local.

CIM DOURO mostra-se na maior feira de turismo nacional

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM DOURO) esteve representada este ano na Bolsa de Turismo de Lisboa, integrada no stand da Turismo do Porto e Norte de Portugal. Através deste espaço situado no "coração" da maior feira de turismo nacional, o Douro aproveitou para promover a sua identidade e divulgar várias novidades que fazem deste destino turístico uma experiência ímpar. Ao longo do certame, passaram por aqui diversas personalidades públicas, nomeadamente o Presidente da República, e houve ainda oportunidade para a realização de diversas reuniões institucionais, destacando-se o encontro dos autarcas e deputados dos distritos da CIM DOURO com a secretária de Estado do Ordenamento do Território, Célia Ramos.
"Lamego é o centro histórico e cultural do Douro Património Mundial da Humanidade e, em virtude deste reconhecimento público, as suas potencialidades ao nível do turismo são enormes. A BTL é a melhor montra nacional para desafiarmos os turistas a virem visitar-nos", afirmou Francisco Lopes.

Jogos Desportivos de Lamego vão juntar mais de 1500 atletas

É a décima segunda edição! Os Jogos Desportivos de Lamego, a grande festa do desporto do concelho, vão regressar! Está previsto que mais de 1500 atletas, jovens e menos jovens, vão competir em 14 modalidades com o objetivo de dar o seu melhor e superarem os rivais nesta histórica prova. Para 2017, as inscrições já se encontram abertas a todos os interessados, sendo uma das grandes novidades a realização, pela primeira vez, de provas de aquatlo e ténis. A cerimónia de encerramento, vivida sempre com grande entusiasmo, está marcada para 23 de junho, no Parque Isidoro Guedes.
Organizado pela Câmara Municipal de Lamego, com o apoio de várias associações desportivas e clubes da região, o maior evento desportivo do concelho quer dinamizar os lamecenses para que assumam um papel ativo no processo de sensibilização e estimulo à prática desportiva ao longo da vida. Durante esta edição, os quadros competitivos decorrem entre os meses de março e junho. 
Os XII Jogos Desportivos de Lamego vão abranger as seguintes disciplinas: futebol 7, andebol, ténis de mesa, voleibol, minigolfe, futsal, orientação, jogos tradicionais, natação, boccia,  btt/ gincana, atletismo, para além das novidades de aquatlo e ténis. Recorde-se que, no ano passado, o evento mobilizou a participação de 915 atletas, em representação de 30 coletividades e associações locais. 
O calendário completo dos Jogos Desportivos, o regulamento e as respetivas fichas de inscrição estão disponíveis em cm-lamego.pt. Estas devem ser entregues no Complexo Municipal de Piscinas, na Loja "Ponto Já", no Centro Multiusos ou junto das coletividades promotoras das modalidades.

ICONE jd FICHAS   ICONE REGULA JD2017

Lamego atribui Ouro ao Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas

ch exeA Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a Medalha de Ouro da Cidade ao General Artur Pina Monteiro, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, e ao Major-General Rui Davide Guerra Pereira, em cerimónia a realizar na próxima quarta-feira, 22 de março, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As duas personalidades serão distinguidas tendo em conta os "notáveis e relevantes serviços prestados à cidade de Lamego, de que resultaram maior renome para a cidade e honra especial para os Lamecenses".
Recorde-se que o General Pina Monteiro, enquanto Chefe do Estado-Maior do Exército decidiu realizar, em outubro de 2013, as Comemorações do Dia do Exército na cidade de Lamego. Mais tarde, quando conhecida a decisão de eleger esta cidade para acolher as comemorações do Dia de Portugal, em 10 de junho de 2015, apoiou, já como Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, a realização de diversas atividades e a apresentação de capacidades e meios dos três ramos das Forças Armadas.

Lamego recebeu de braços abertos especial do "Preço Certo"

Os lamecenses receberam Fernando Mendes e a sua equipa de braços abertos para a emissão especial do "Preço Certo" que a RTP1 fez a partir da cidade de Lamego no último domingo à noite. Foi um espetáculo recheado de emoções fortes! Ao longo de quase três horas em direto, milhares de pessoas no Centro Multiusos e milhões em casa assistiram a uma grande festa da televisão que comemorou 3000 emissões do programa líder de audiências em Portugal. No final, o concorrente Sérgio Dias, dos Bombeiros Voluntários de Lamego, arrecadou os prémios da "montra final", incluindo um automóvel. A plateia foi ao rubro e os amigos e colegas correram para o palco para erguerem bem alto o vencedor final.
PR CERTO
Ao longo deste especial do "Preço Certo" não faltou muita música animada por um leque de artistas de grande sucesso - Marco Paulo, Mickael Carreira e Augusto Canário-, os jogos mais famosos, prémios e vídeos hilariantes. Com uma grande dose de boa disposição, a emissão também recordou e premiou os concorrentes que mais se destacaram ao longo desta viagem de 14 anos, entregando-lhes os "Troféus Mendes de Ouro". Também foi marcante a surpresa preparada pela produção para o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) de Lamego, responsável pelo acolhimento de crianças e jovens em perigo. A emissão especial de um dos maiores sucessos da televisão portuguesa contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lamego. José Pinto, Vice-Presidente da autarquia, elogiou o carinho que o público de Lamego dedicou a Fernando Mendes e sublinhou as condições adequadas que o Centro Multiusos possui para acolher espetáculos desta dimensão.
 

Centro Multiusos com lotação esgotada para emitir "Preço Certo"

Já começou a contagem decrescente para a emissão especial do "Preço Certo" que a RTP1 vai fazer a partir da cidade de Lamego no próximo domingo à noite. Apresentado por Fernando Mendes, o concurso celebra com uma grande festa no Centro Multiusos as 3000 emissões. A partir das 21h15, em direto, Lamego será o palco e o ponto de partida para uma viagem de 14 anos de história. Mais de 3000 emissões, 300 mil concorrentes, muitos milhares de prémios atribuídos e centenas de montras que fizeram a felicidade de muitos portugueses. 
Numa grande festa e com uma grande dose de boa disposição, neste especial do "Preço Certo" não vai faltar muita música animada por um leque de artistas de grande sucesso - Marco Paulo, Mickael Carreira e Augusto Canário-, os jogos mais famosos do programa, prémios e atuações hilariantes. A emissão vai também celebrar e premiar os concorrentes que mais se destacaram ao longo desta viagem. Através de vídeos hilariantes, a RTP revisitará ainda a história e os momentos que mais marcaram o programa e, alguns na plateia, serão surpreendidos com o Troféu Mendes de Ouro. 
Líder de audiências em Portugal, a emissão especial de um dos maiores sucessos da televisão terá ainda uma forte componente social com a realização de uma visita surpresa de Fernando Mendes e da sua equipa ao Centro de Acolhimento Temporário (CAT) da Misericórdia de Lamego, uma instituição responsável pelo acolhimento urgente e temporário de crianças e jovens em perigo.

Noite de Gala do TRC prestou homenagem a Adriano Guerra

Pelo seu papel como um incansável defensor, divulgador e impulsionador do património cultural integrado no processo de desenvolvimento cultural e da comunidade em que se insere, Adriano Guerra, antigo docente do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, foi agraciado na noite de 23 de fevereiro com o Prémio de Mérito Cultural do Município de Lamego, durante a gala que assinalou o nono aniversário da reabertura do Teatro Ribeiro Conceição (TRC). Durante o discurso de agradecimento em que recordou as principais atividades no âmbito da animação cultural em que participou, sublinhou que não é "um homem de palco, embora o tenha pisado algumas vezes. Sou sobretudo um homem de bastidores, como muitos de vocês bem sabem. Na preparação, na escrita, na produção, na montagem, foi nesses ambientes que ao longo destes anos mais dei e mais recebi. Atrás do palco, nos bastidores, no suporte, no coração de um espetáculo". O júri do galardão na ata que fundamenta a atribuição desta distinção a Adriano Guerra justificou que "nos seus silêncios construiu os trilhos dos trechos de uma participação comunitária, dentro de um percurso de desenvolvimento local e na dinâmica global em que está integrada, movendo montanhas, motivando incrédulos e, provando que na simplicidade dos seus comportamentos, brotariam rios de iniciativas, mares de projetos e oceanos de concretizações". A noite encerrou com uma surpresa que a família de Adriano Guerra preparou em segredo: a apresentação da canção “Tudo ou Nada”, interpretada por Ana Paiva Guerra e Elísio Lourenço. Com letra de Adriano Guerra e música de Kym Cabral, foi a grande vencedora do 1º Festival da Canção de Lamego, realizado em 1979, no TRC.

Jornadas em Lamego debateram o futuro das bibliotecas

Mais de uma centena e meia de especialistas e académicos da área das bibliotecas, sobretudo professores bibliotecários, estiveram reunidos nas II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lamego (RBL) que decorreram no Teatro Ribeiro Conceição com o objetivo de refletirem e partilharem ideias sobre os desafios que se colocam hoje em dia a estas instituições “face às diversas literacias”. O encontro também serviu para divulgar o trabalho colaborativo promovido pelas 14 bibliotecas existentes no concelho e que compõem a RBL. Formalizada em 2012, esta rede é constituída por diferentes realidades, mas que "confluem para o enriquecimento documental e para a criação de um projeto comum".
"A Biblioteca na Era Digit@l" foi o mote para a reflexão e discussão destas segundas jornadas que juntou muito público, para além de professores bibliotecários, docentes e bibliotecários municipais. Entre os oradores convidados, estiveram presentes em Lamego Francisco José Viegas, escritor e antigo secretário de Estado da Cultura, e Teresa Calçada, antiga comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter