goo vimeo rss facebook

Sabia que...

1 – O abastecimento público de água para consumo humano.

A atividade de abastecimento público de água às populações constitui a prestação de um serviço público de caráter estrutural, essencial ao bem-estar geral, à saúde pública e à segurança coletiva das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente.
A prestação de tal serviço deve pautar-se por princípios de universalidade no acesso, de continuidade e qualidade de serviço e de eficiência e equidade de tarifários aplicados.
O Decreto-Lei n.º 306/2007, de0 27 de agosto, estabelece o regime da qualidade da água destinada ao consumo humano, tendo por objetivo proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes da eventual contaminação dessa água e assegurar a disponibilização tendencialmente universal de água salubre, limpa e desejavelmente equilibrada na sua composição.

sabia

.... a água é regularmente analisada com base em cerca de 50 parâmetros distintos, de acordo com as mais exigentes normas nacionais e europeias?

sabia

.... a água da torneira consumida em Portugal é intensamente controlada, sendo efetuadas cerca de 650 mil análises por ano?

sabia

.... no concelho de Lamego, durante o ano de 2016 foram efetuadas 142 análises à água da torneira, distribuída pela Entidade Gestora, Município de Lamego?

2 – Quais as caraterísticas da água da torneira mais detetadas pelos consumidores?

O Cheiro, o sabor, a cor e a turvação. A água da torneira é potável, no entanto o consumidor pode em certos casos detetar cheiro, sabor, cor ou mesmo turvação na água o que pode criar uma perceção de rejeição.
Estas características podem ter origem em diversas causas:

torneira

Minerais que ocorrem naturalmente na água;

Processos de tratamento utilizados para tornarem a água potável (por exemplo a desinfeção);
Ações de reparação e manutenção da rede pública;
Degradação da canalização predial, ou seja, da nossa casa.

Cor branca ou turva;

A cor branca ou turva na água da torneira deve-se à existência de ar dissolvido na água, com a formação de pequenas bolhas. É originada, principalmente, por oscilações de pressão nas tubagens ou reservatórios que tornam a água, momentaneamente, esbranquiçada.
Esta aparência é pontual e passageira, e não afeta a qualidade da água. Se deixar a água repousar por alguns instantes num copo transparente, verá com a água volta a ficar límpida.

Cor castanha ou avermelhada;

A eventual ocorrência de cor castanha ou avermelhada na água da torneira é devida à presença de minerais como ferro e/ou o manganês.
Alterações na temperatura ou pressão e velocidade da água poderão originar uma turvação castanha, originada pela formação e arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens metálicas.
Pode minimizar a situação se deixar correr a água durante algum tempo até voltar a sair límpida. Evite lavar roupa com água nestas condições.

Cheiro ou sabor a cloro;

A eventual ocorrência de cheiro ou sabor a cloro na água da torneira resulta do processo de desinfeção. O Cloro é adicionado à água com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água da rede pública.
No entanto, estas pequenas quantidades de cloro na água garantem a sua desinfeção e não representam qualquer perigo/risco para a saúde pública.
Para eliminar o cheiro a cloro basta deixar a água repousar cerca de meia hora ou guardar a água no frigorífico, devidamente acondicionada.

sabia

.... pode adicionar à água da torneira uma rodela de limão ou folhas de hortelã ou alecrim, tornando-a ainda mais agradável?

sabiabeber agua01

.... a dureza da água é causada por sais dissolvidos, que não têm efeitos nocivos na saúde humana?

sabia

.... se misturar água de uma captação particular com água da rede pública comete uma ilegalidade e pode estar a contaminar a sua rede predial e também a rede pública?

sabia

.... o mau uso de um filtro na torneira, sem manutenção adequada, pode afetar negativamente a qualidade da água?

Outras Informações

Cadernos de Sensibilização
qatorneira 
 
A Qualidade da Água na Torneira
www.ersar.pt

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter