goo vimeo rss facebook

Biblioteca Municipal

NOVO SITE OFICIAL EM : biblioteca.cm-lamego.pt
"Há uns 50 anos, na antiga residência dos Bispos Lamecenses (onde actualmente está o Museu de Lamego) acotovelavam-se: o Museu, a Biblioteca , a Guarda Nacional Republicana, uma repartição de Obras públicas, além de várias lojas cheias de palha (...) em risco da segurança do Museu, não obstante também lá estar aquartelada uma esquadra de Bombeiros" [1]
Por volta de 1964, essa Biblioteca foi extinta, pois a Câmara cedeu, ao Museu de Lamego, a sala onde se encontrava instalada a Biblioteca, conhecendo depois, vários locais de instalação.
"Em 24 de Novembro de 1989, pelas 17.30 horas, a Câmara de Lamego inaugura a Biblioteca Municipal, que passa a funcionar nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos à Rua de Almacave." [2]
Após a extinção do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, o fundo documental, pertença desta fundação, foi doado à Câmara Municipal de Lamego, ficando a Biblioteca Municipal de Lamego a funcionar nas mesmas instalações.
Durante os anos da sua existência, a Biblioteca Municipal cumpriu o seu principal objectivo: promover a leitura e o livro junto da população de Lamego.

LMG BIBLIOTECA

Biblioteca Municipal de Lamego completa 20 anos de existência

A Biblioteca Municipal de Lamego está a comemorar, durante o mês de Novembro, duas décadas de existência como espaço público de leitura, lazer, cultura e informação. Criada em 6 de Novembro de 1989, no âmbito de um protocolo celebrado entre a autarquia de Lamego e a Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal tem por missão promover e fomentar a criação de hábitos de leitura e garantir o acesso livre à informação, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida e para a liberdade intelectual.
Após a extinção do Serviço de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, o fundo documental, pertença desta instituição, foi doado à Câmara Municipal de Lamego, ficando a biblioteca a funcionar nas actuais instalações da rua de Almacave.
Francisco Lopes, Presidente da autarquia, sublinha o papel crucial que a Biblioteca Municipal desempenha na formação de cidadãos leitores, participativos e integrados na sociedade: “Ao longo de 20 anos, tem procurado diversificar a sua actuação para ir ao encontro das expectativas dos utentes. Destaco, por exemplo, a recente entrada em funcionamento da rede wireless nas suas instalações que permite que qualquer pessoa aceda à Internet, de forma gratuita, levando apenas o seu computador portátil”. O autarca manifesta ainda o seu regozijo por este serviço municipal registar mais de 4 mil leitores inscritos e disponibilizar um catálogo superior a 12 mil obras literárias.
Para além do empréstimo domiciliário de livros e documentos, a Biblioteca Municipal de Lamego também já dispõe de um catálogo informatizado disponível online, através do qual os utilizadores podem consultar as obras existentes no fundo documental. As actividades de animação de leitura, as visitas guiadas ao interior da instituição e as acções de formação de utilizadores, com a criação de sessões de apoio à pesquisa , completam a rede de serviços disponibilizados pela Biblioteca Municipal de Lamego.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter