goo vimeo rss facebook

"Por Terras de Lamego" apresentado no novo Salão Nobre "Albano Vaquero"

page vaqueroA Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Teatro Ribeiro Conceição foi, na tarde de 6 de maio, o palco escolhido para a apresentação pública do livro “Por Terras de Lamego - O Romance na História". Da autoria de Manuela Vaquero e Fernando Marado, esta obra é uma edição das Edições Esgotadas. 
O encerramento deste ato público ficou marcado pela cerimónia de homenagem e perpetuação da memória de Albano Vaquero, antigo diretor do Teatro Ribeiro Conceição entre 1961 e 1988, atribuindo o nome deste cidadão ilustre ao Salão Nobre deste espaço cultural. "Insigne investigador, notável colecionador, pródigo em compartilhar saberes, dotado de um talento imaginativo, ativo e produtivo, foi filho, marido, pai, amigo, cidadão exemplar (alguém que a terra amava), a sua memória perdurará como o Homem que juntou o seu fascínio ao fascínio das Luzes da Ribalta - que foi e fez História", fundamentou José Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal, na proposta de homenagem a esta personalidade lamecense. No imaginário coletivo, Albano Vaquero ficou também associado à sua participação muito ativa na Comissão de Organização das Festas da Cidade que as "alcandorou a um nível nunca antes alcançado, elevando-as à dignidade de Romaria de Portugal".
O primeiro ato público do "novo" Salão Nobre "Albano Vaquero" foi a apresentação pública da obra “Por Terras de Lamego", escrita a dois por Fernando Marado e Manuela Vaquero, filha de Albano Vaquero. Nascida em Lamego, foi professora do 1º ciclo do ensino básico. Obteve o grau de Mestre na UTAD, em 2005, e é doutorada, desde 2012, em Cultura Portuguesa pela mesma universidade, com a tese “O Tribunal da Inquisição em Lamego”. Natural também de Lamego, Fernando Marado foi professor do 1º ciclo do ensino básico. Adepto militante da Educação pela Arte, coordenou vários projetos através dos quais as crianças foram incentivadas a estruturar e a escrever contos, fazer teatro, programas radiofónicos e atividades congéneres. Foi distinguido, em 2014, com o Prémio de Mérito Cultural e Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter