goo vimeo rss facebook

Noite de Gala do TRC prestou homenagem a Adriano Guerra

Pelo seu papel como um incansável defensor, divulgador e impulsionador do património cultural integrado no processo de desenvolvimento cultural e da comunidade em que se insere, Adriano Guerra, antigo docente do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, foi agraciado na noite de 23 de fevereiro com o Prémio de Mérito Cultural do Município de Lamego, durante a gala que assinalou o nono aniversário da reabertura do Teatro Ribeiro Conceição (TRC). Durante o discurso de agradecimento em que recordou as principais atividades no âmbito da animação cultural em que participou, sublinhou que não é "um homem de palco, embora o tenha pisado algumas vezes. Sou sobretudo um homem de bastidores, como muitos de vocês bem sabem. Na preparação, na escrita, na produção, na montagem, foi nesses ambientes que ao longo destes anos mais dei e mais recebi. Atrás do palco, nos bastidores, no suporte, no coração de um espetáculo". O júri do galardão na ata que fundamenta a atribuição desta distinção a Adriano Guerra justificou que "nos seus silêncios construiu os trilhos dos trechos de uma participação comunitária, dentro de um percurso de desenvolvimento local e na dinâmica global em que está integrada, movendo montanhas, motivando incrédulos e, provando que na simplicidade dos seus comportamentos, brotariam rios de iniciativas, mares de projetos e oceanos de concretizações". A noite encerrou com uma surpresa que a família de Adriano Guerra preparou em segredo: a apresentação da canção “Tudo ou Nada”, interpretada por Ana Paiva Guerra e Elísio Lourenço. Com letra de Adriano Guerra e música de Kym Cabral, foi a grande vencedora do 1º Festival da Canção de Lamego, realizado em 1979, no TRC.

A primeira parte da “Noite de Gala” de celebração de mais um aniversário do TRC foi animada pela atuação do TRanÇa, um projeto amador constituído no seio desta casa com a missão de criar condições para a criação artística no domínio da dança. Num universo que vai desde as crianças de 4 anos de idade até aos jovens de 80, tem encontrado, nas pontes que constrói entre as diferentes as gerações, a sua inspiração e motivação artística.
No discurso que proferiu, o Presidente da autarquia, Francisco Lopes, elogiou a dinâmica cultural que a reabertura do TRC imprimiu à cidade de Lamego. Nove anos depois de ter reaberto as suas portas, o Teatro Ribeiro Conceição já pertence aos lamecenses, ao Douro e a Portugal, afirmando-se todos os dias pela excelência na programação e no serviço público que presta a bem da cultura. Por aqui continuam a passar os mais prestigiados artistas e companhias nacionais e internacionais. Até dezembro de 2016, atraiu 359 213 espetadores/ utilizadores. Neste período, 3 019 iniciativas passaram pelo auditório, pelas escolas e até pela rua.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter