goo vimeo rss facebook

Incubadora de empresas nasce em Lamego

incuA cidade de Lamego vai ter a primeira incubadora de empresas, instalada numa ala do edifício da Central de Camionagem. A Câmara de Lamego cedeu este espaço à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) para ali serem criadas e desenvolvidas pequenas e micro empresas, apoiadas nas primeiras etapas das suas vidas. Esta nova unidade é especialmente direcionada para alunos e antigos alunos desta escola.
O contrato de comodato entre o Município de Lamego e a ESTGL - unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viseu - foi assinado durante a tarde de 14 de fevereiro e terá a duração de cinco anos. A assistir a este ato, esteve a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo. Francisco Lopes, Presidente da autarquia, considera que este estabelecimento de ensino tem feito um "trabalho notável": "Lamego não seria a mesma cidade sem o ensino superior", acrescentando que esta instituição possui as competências adequadas ao fomento do empreendedorismo e à empregabilidade que serão úteis na nova incubadora. "Os institutos politécnicos ajudam a construir a identidade dos territórios. A rede de politécnicos valoriza o Interior", defendeu também a governante.

A nova incubadora de empresas de Lamego tem por objetivo abrigar empresas inovadoras fruto de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Neste momento, já acolhe duas jovens empresas locais.
No mesmo dia foi ainda inaugurado o novo edifício de expansão daquela escola. "Um dia histórico" vivido por toda a comunidade académica que tem vindo a afirmar-se na região e em Lamego como um polo dinamizador e gerador de conhecimento e fonte de riqueza. Nos últimos anos, a escola funcionou com muitas limitações nas atuais instalações, complementadas por um espaço arrendado, viabilizado pela autarquia. O novo edifício representou um investimento de 1 milhão de euros, financiado pelo POVT. 
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego tem atualmente 500 alunos, distribuídos por seis licenciaturas, oito cursos técnicos superiores profissionais e um mestrado.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter