goo vimeo rss facebook

Madalena, nos Açores, eleita em Lamego Cidade do Vinho 2017

O concelho da Madalena, na ilha do Pico, Açores, vai ser a Cidade Portuguesa do Vinho 2017, após ter vencido, por voto secreto, uma eleição muito renhida, à qual se apresentaram outras quatro candidaturas. O ato eleitoral decorreu durante a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) realizada ontem na cidade de Lamego. José António Soares, Presidente da Câmara da Madalena, sublinha que esta escolha é o reconhecimento da "singularidade" da cultura da vinha nesta ilha do grupo central do arquipélago dos Açores. Classificada em 2004 como Património Mundial pela UNESCO, a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico é composta por uma faixa de território que vai do Lajido da Criação Velha ao Lajido de Santa Luzia, abrangendo milhares de pequenos currais de vinha. Construídos em pedra, os currais protegem as videiras do vento e da água do mar, criando uma paisagem única.

Fundada em 2008, a AMPV tem como missão a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade. Francisco Lopes, Presidente da Câmara de Lamego e da Assembleia Intermunicipal desta associação, realça a qualidade de todas as candidaturas que se apresentaram a eleições e espera agora que esta distinção dê uma maior visibilidade à produção vinícola da Madalena, ajudando ainda a promover outras potencialidades regionais, nomeadamente o enoturismo. 
O encontro realizado em Lamego contou ainda com a presença da Alcaldeza Fatima Abal, do municipio espanhol de Cambados, recém eleita Cidade Europeia do Vinho 2017.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter