goo vimeo rss facebook

"Noite de Gala" distingue mérito cultural do Rancho de Fafel

rancho galaPela primeira vez, o "Prémio de Mérito Cultural" do Município de Lamego distinguiu uma instituição, e não, como aconteceu até agora, uma personalidade local. Criado para agraciar quem se tenha notabilizado pela sua dedicação à salvaguarda e divulgação da cultura, enquanto instrumento de desenvolvimento e progresso da comunidade lamecense, a edição deste ano premiou o mérito do Rancho Regional de Fafel que, ao longo de mais de 50 anos, "preservou e divulgou a cultura popular lamecense, espalhando-a por diversas geografias nacionais e internacionais". Fundado em 1958, na confluência da rua de Fafel e da rua da Ponte de Pau, esta criação cultural foi "concebida por personalidades da terra que souberam desdobrar em danças, trajes e cantares o sopro cantante da natureza em flor desta região", justifica a Comissão de Atribuição deste galardão, constituída por Joaquim Sarmento, Manuela Vaquero e Paulo Barradas.
A outorga do "Prémio de Mérito Cultural", uma das mais importantes distinções do regulamento municipal de condecorações, integrou a programação da "Noite de Gala" que assinalou, a 23 de fevereiro, o oitavo aniversário da reabertura ao público do majestoso Teatro Ribeiro Conceição. Na hora dos agradecimentos, António Barradas, Presidente da Direção do Rancho, sublinhou que este prémio é, sobretudo "uma homenagem da cidade às suas próprias gentes, aos seus próprios usos e costumes, aos seus próprios cantares, à sua própria romaria". Perante uma plateia repleta de lamecenses que quiseram associar-se a este dia festivo, deu "de forma particularmente especial, uma palavra de muita estima e consideração àqueles que em outros tempos deram corpo às nossas danças, deram voz às nossas cantigas". Francisco Lopes, Presidente da autarquia, também elogiou o seu papel como fiel depositária dos costumes e tradições do concelho e da região e o seu trabalho incansável na realização de encontros de etnografia. Recordou ainda que, em maio de 2009, o Rancho Regional de Fafel foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro, passando a integrar desta forma a plêiade das ilustres instituições e cidadãos do Município. Também o Presidente da Federação de Folclore Português, Fernando Ferreira, enalteceu o "trabalho de excelência" que o coloca ao nível dos melhores grupos do país.
A primeira parte da “Noite de Gala” foi animada pela atuação do TRanÇa, um projeto de dança amador criado no seio desta sala de espetáculos. Oito anos depois de ter reaberto as suas portas, o Teatro Ribeiro Conceição já pertence aos lamecenses, ao Douro e a Portugal, afirmando-se todos os dias pela excelência na programação e no serviço público que presta a bem da cultura. Em 2015, mais de 43500 pessoas testemunharam a dinâmica deste equipamento cultural, assistindo a 44 iniciativas apresentadas, em média, por mês.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter