goo vimeo rss facebook

Sociedade civil e autarquia unidas para colmatar lacuna do Hospital de Lamego

A Câmara Municipal de Lamego e a Liga dos Amigos do Hospital de Lamego uniram esforços para adquirirem um instrumento médico-cirúrgico que vai melhorar a assistência hospitalar à população servida por esta unidade de saúde: um “Ressetoscópio”. Este equipamento é fundamental para realizar operações rápida e seguras, em cirurgia de ambulatório, nomeadamente para “operar a próstata, a bexiga, o útero ou fazer exames de diagnóstico (visualização e colheita de peças anatómicas) da bexiga e útero por via baixa, sem ser preciso cortar a pele e fazer uma incisão cirúrgica”. O custo global do “Ressetoscópio” ascende a cerca de 18 mil euros, tendo a autarquia garantido um importante apoio financeiro. O restante já foi angariado através de uma campanha de recolha de donativos, que continua aberta, batizada de “Abraço Solidário”.
Embora a Câmara Municipal considere que “esta diligência não compete, em primeira análise, nem ao Município, nem à sociedade civil, mas era sim obrigação do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro”, o facto desta unidade hospitalar estar “cada vez mais carenciada e o Centro Hospitalar cada vez mais incapaz de responder aos problemas que se colocam”, justifica a atribuição do auxilio financeiro, de modo a evitar que os doentes se desloquem a Vila Real para serem operados. Estima-se que 25 mil mulheres que residem na área de influencia do Hospital de Lamego possam vir a precisar do “Ressetoscópio” para serem convenientemente tratadas e terem alta no mesmo dia.

A Liga dos Amigos do Hospital de Lamego vai proceder em breve à entrega do novo instrumento médico-cirúrgico, mediante a celebração de um protocolo com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro que garante que o “Ressetoscópio” será para utilização futura e exclusiva dos utentes do estabelecimento de saúde sedeado na cidade de Lamego. Por esta razão, nunca não poderá sair das suas instalações.
A Liga dos Amigos promete agora concentrar os seus esforços em recolher donativos para a aquisição de um espirómetro, um holter e um tapete rolante de esforço.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter