goo vimeo rss facebook

Cientista português profere palestra no Centro Multiusos

Partindo de duas questões –  “Quem somos, de onde viemos?” –, Manuel Sobrinho Simões, diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IPATIMUP), discutiu em Lamego “a evidência a favor e contra da conclusão de que, afinal, talvez sejamos uma “espécie acidental”. “Nós, Homo sapiens sapiens somos seres vivos multicelulares com uma constituição genética que tem homologias (“semelhanças”) maiores ou menores com tudo quanto é ser vivo, desde seres unicelulares como as bactérias e os fungos, até aos mamíferos mais complexos, passando por plantas, arbustos e árvores. Sobressimplificando a questão, todos os seres vivos à face da terra têm uma origem comum, ocorrida há muitos milhares de milhões de anos. Face a isto não surpreende que as tais homologias sejam muito maiores quando nos comparamos com os primatas não humanos (a quem vulgar e erradamente chamamos “macacos”...) de quem nos começámos a separar à cerca de 6 milhões de anos e com quem partilhamos mais de 98% dos genes”, explicou.

Cientista e médico reconhecido internacionalmente, a palestra que Sobrinho Simões proferiu na tarde de 3 de outubro no Auditório do Centro Multiusos atraiu a atenção de muitos interessados, preenchendo por completo os lugares sentados disponíveis.
Com um vasto currículo académico, recorde-se que este orador criou em 1989 o IPATIMUP, unidade de investigação que dirige e que foi classificada como “excelente” na última avaliação internacional levada a cabo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter