goo vimeo rss facebook

Municípios com Centro Histórico “ganham” nova sede no bairro do Castelo

Fundada em 22 de julho de 1988, em Lamego, a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) tem agora uma nova “casa” nesta cidade, situada bem no centro do histórico bairro do Castelo. As novas instalações da sede nacional da associação que tem a missão de defender, valorizar, revitalizar e animar os núcleos urbanos históricos estão alojadas no Centro de Acolhimento de Artistas que resultou da recuperação de um imóvel efetuada no âmbito das obras de regeneração urbana que integraram o projeto “Viver Lamego”. O secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, presidiu à cerimónia de inauguração, no mesmo dia em que a APMCH celebrou o seu 27º aniversário.
Ao longo da tarde, autarcas e técnicos ligados à reabilitação do património histórico também debateram o potencial da valorização e preservação dos centros históricos, apresentando projetos-piloto nesta área concretizados em algumas cidades portuguesas. Uma mensagem trespassou todas as intervenções: “Sem gente não há património”. Uma clara chamada de atenção para a necessidade de serem implementadas políticas sociais que favoreçam a fixação de pessoas nestas zonas nobres das cidades.
A terminar, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego e Presidente da Assembleia Geral da APMCH, Francisco Lopes, defendeu que “embora tenha sido feito um retrato ainda em dificuldades, ainda em ruínas, quando me tornei autarca apercebi-me que há muito património que está a ser requalificado, recuperado, mas que custa tanto!”. E elogia: “Os municípios têm levado a cabo um trabalho notável e esta associação tem feito um trabalho muito assertivo em prol da divulgação de boas práticas e na distinção dos melhores exemplos”. Uma opinião partilhada por Leitão Amaro que destacou que “hoje olhamos com orgulho para um conjunto de iniciativas diversas que os municípios estão a implementar. O Governo também toma a reabilitação urbana como uma aposta muito importante”.

A APMCH tem, sobretudo, a missão de congregar vontades a nível governamental, autárquico e privado para a preservação do importante património histórico recebido em herança das gerações que nos precederam.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter