goo vimeo rss facebook

Lamego recebe as comemorações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas

capa jornalA cidade de Lamego foi escolhida, por superior decisão de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, para receber, em 2015, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas. A Câmara Municipal de Lamego, em nome do município, das instituições locais e de todos os Lamecenses residentes e na diáspora, manifesta a sua gratidão a sua Excelência o Presidente da República pela honra e distinção que confere à cidade de Lamego.
Esta histórica decisão, de escolher uma pequena cidade do Interior do país como sede das comemorações do Dia de Portugal, constitui uma distinção honrosa para Lamego e para os Lamecenses, mas é, igualmente, o justo reconhecimento prestado pelo mais alto magistrado da nação à importância e ao contributo do Interior do país para a constituição e preservação do espírito e da identidade do povo português.
Hoje é seguramente um dia de grande emoção para os Lamecenses. A cidade de Lamego receberá esta cerimónia com o sentimento do regresso ao início da portugalidade e ao simbólico ato seminal das primeiras cortes, como reza a tradição, reunidas na Igreja de Almacave por D. Afonso Henriques, em agosto de 1143. Desde esses tempos, somos um povo forte e orgulhoso. Corre-nos nas veias o património genético dos povos guerreiros que aqui passaram, viveram e deixaram marcas de poder. Construíram esta nobre cidade, ajudaram à fundação da nacionalidade e moldaram uma região bafejada pelos privilégios da natureza e pela obra do Homem.

Lamego e o Douro, a sua população e as suas instituições, estarão à altura deste desafio que queremos que seja um momento de especial visibilidade da realidade económica, social e cultural da região, da nossa fidalguia e hospitalidade, das imensas capacidades e múltiplas potencialidades deste território, onde gerações sucessivas criaram, ao longo dos séculos, a paisagem cultural, evolutiva e viva que a Unesco classificou como Património da Humanidade. Todos os Lamecenses saberão fazer deste momento especial de exaltação dos valores do patriotismo e da união entre todos os portugueses espalhados pelo mundo, um momento de afirmação da vontade e determinação que, ao longo da história multimilenar da nossa cidade, foi apanágio dos nossos antepassados que nos legaram o património e a história que tanto nos orgulha e que alavanca os fatores diferenciadores sobre os quais assentamos o nosso futuro.
O orgulho dos Lamecenses na sua história e património e nas suas notáveis instituições, onde pontificam a antiquíssima Diocese de Lamego e o Centro de Tropas de Operações Especiais, onde milhares de portugueses aprenderam a amar e honrar a pátria e daqui saíram para defender a liberdade e a independência nacional, será o fermento que envolverá toda a população na realização deste evento, na celebração da nossa identidade e na rejeição do pessimismo que tantas vezes nos paralisa.
Durante os dias do evento a cidade de Lamego terá o privilégio de receber os mais altos representantes da nação, o corpo diplomático acreditado em Portugal e alguns dos mais iminentes cidadãos nacionais que serão, aqui, justamente agraciados com o reconhecimento e louvor que o país lhes deve.
Aceitamos pois esta distinção como um desafio coletivo de afirmação do Interior e de confiança no futuro, firmados no sinal de vontade e empenhamento que sua Excelência o Presidente da República nos transmite.
A participação e o empenhamento de todos os Lamecenses irá tornar este momento, num evento memorável e inspirador.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter