goo vimeo rss facebook

“Noite de Gala” do TRC presta homenagem a Hermínia Quintela

Com uma “intensa intervenção humanista e cultural no seio da comunidade” e “presença viva da cultura lamecense”, Hermínia Quintela foi agraciada na noite de 23 de fevereiro com o Prémio de Mérito Cultural do Município de Lamego, durante a gala que assinalou o sétimo aniversário da reabertura do Teatro Ribeiro Conceição (TRC). Num discurso emotivo, desfiou as suas memórias e recordou, sobretudo, a “apetência pelo ensino” e o amor ao teatro e à poesia que a marcaram desde jovem: “Para mim, a poesia é uma forma de catarse, mas também pode ser um meio de preservar memórias. A poesia é um bálsamo para a alma”. Aos 83 anos diz que foi “apanhada de surpresa” ao ter conhecimento da atribuição desta distinção. Hermínia Quintela percorreu uma longa e brilhante carreira como professora no ensino secundário e é apontada como um exemplo pedagógico que contagiou os alunos que a tiveram como mestre. Uma vida preenchida que partilhou com oito filhos e durante a qual sobressaiu o talento que emprestou a diversos papéis, conforme realçou Joaquim Sarmento, membro da Comissão de Atribuição deste Prémio. 
Durante a cerimónia, foi-lhe ainda atribuída a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, uma das mais importantes distinções do regulamento municipal de condecorações. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal, recorda que “foi testemunha da firmeza e do empenho das convicções” da homenageada, manifestadas, por exemplo, durante o processo de criação da Universidade Sénior.

Depois de ter distinguido o professor Fernando Marado na última edição, a autarquia atribuiu este ano o Prémio de Mérito Cultural a esta professora aposentada, cuja personalidade ultrapassa em muito a sua atividade enquanto educadora e pedagoga. Notabilizou-se enquanto “declamadora insigne, tradutora de poesia, letrista, atriz, encenadora, nunca tendo abandonado a docência que ainda exerce com competência e altruísmo na Universidade Sénior de Lamego, que ajudou a fundar”. A comissão encarregada de escolher a personalidade premiada teve ainda em atenção que a homenageada leva para fora de Lamego a “imagem fidalga das suas gentes e as suas ancestrais raízes”.
A primeira parte da “Noite de Gala” de celebração do sétimo aniversário do TRC foi animada pela atuação doTRanÇa, um projeto de dança criado no seio desta sala de espetáculos. No discurso que proferiu, Francisco Lopes enfatizou que reabilitar o TRC significou voltar a ter nesta cidade, após muitos anos de interregno, “uma grande dinâmica cultural e dar a possibilidade das pessoas que criam, escrevem, pintam ou esculpem, dos que cooperem ou dançam, possam subir a este palco”. “Temos agora uma vasta oferta cultural - teatro, cinema, música e dança. Temos criação artística, com o TAL- Teatro Artístico de Lamego, o TRanÇa, a presença das nossas escolas, das bandas filarmónicas, da Academia de Música, da Escola de Bailado e de muitos outros parceiros que merecem ser referenciados”, acrescenta.
Sete anos depois de ter reaberto as suas portas, o Teatro Ribeiro Conceição já pertence aos lamecenses, ao Douro e a Portugal, afirmando-se todos os dias pela excelência na programação e no serviço público que presta a bem da cultura. Por aqui continuam a passar os mais prestigiados artistas e companhias nacionais e internacionais. Em 2014, e pelo quinto ano consecutivo, conseguiu atrair e envolver mais de 45 mil pessoas.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter