goo vimeo rss facebook

Nova associação aprofunda geminação com Bouchemaine

Os laços que unem a cidade de Lamego e a municipalidade francesa de Bouchemaine estão cada vez mais fortes, com o envolvimento crescente da sociedade civil que quer reforçar o desenvolvimento de projetos comuns que permitam compartilhar a vida social das duas comunidades. Após o acordo de geminação celebrado em abril de 2012, entre os líderes municipais, nasce agora a Associação Geminação Lamego-Bouchemaine (AGLM) com a ambição de “estreitar os laços de amizade e a troca de experiências mútuas”. O Plano de Atividades para 2015 é vasto e prevê a realização de diversas iniciativas nas áreas da cultura, desporto, turismo e juventude.
A distância física superior a 1300 quilómetros que separa as duas localidades tem se estreitado com o desenvolvimento de intercâmbios de ideias, experiências e soluções, dentro de uma perspetiva europeia, tendo beneficiado até ao momento sobretudo as escolas e os jovens.
Com a missão de consolidar e dar eco a esta geminação, a AGLM pretende iniciar um projeto de geminação musical, proposto pela associação congénere francesa, que prevê a atuação da orquestra Henri Dutilleux na próxima edição das Festas dos Remédios, em parceria com a Escola de Música de Lamego, bem como o arranque de um projeto de intercâmbio de equipas desportivas. O fortalecimento dos laços de amizade passará também pela criação de um concurso fotográfico; o acolhimento de grupos de autocaravanas provenientes de Bouchemaine e a deslocação de um grupo de escoteiros àquele território do noroeste de França para acamparem com jovens franceses. Para além da criação no futuro de uma página de internet e presença nas redes sociais para a divulgação de iniciativas comuns, a AGLM quer celebrar, com particular simbolismo, o “Dia da Geminação” em data a definir para “avivar e aprofundar continuamente esses laços de amizade e de interação entre as gentes de ambas as cidades e regiões”.

Recorde-se que ainda em novembro último representantes da direção do Comité de Jumelage Bouchemaine-Lamego efetuaram uma visita de trabalho ao Douro para se encontrarem com a sua congénere lamecense.
A aproximação entre os municípios de Lamego e Bouchemaine é justificada pela existência de vários elementos em comum nos seus territórios: estão situados nas margens de um grande rio (Douro e Loire), inserem-se em regiões inscritas na lista do património mundial da UNESCO, possuem uma cultura e prática social e de comunidade forte e, não menos importante, a cultura do vinho domina a sua paisagem natural.

 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter