goo vimeo rss facebook

Lamego cria Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico

Cidade de Lamego - Vista Geral 4

Lamego vai ter pela primeira vez na sua história um Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico (CMDE) que irá juntar à mesma mesa “atores económicos relevantes” com o objetivo de “traçar estratégias de desenvolvimento para o Município”. Órgão de reflexão e consulta no domínio das políticas económicas, o CMDE vai integrar representantes do poder executivo, do poder deliberativo e da sociedade civil com vista à concertação de ideias e estratégias no âmbito do desenvolvimento económico do concelho. A nova organização será composta, por exemplo, por representantes de instituições do ensino superior, das principais empresas da região e de várias associações locais, entre outros.
Com supervisão da Câmara Municipal de Lamego, caberá ao futuro Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico promover um projeto territorial que mobilize os recursos e estabeleça relações de associação e ação coletiva para estimular as atividades económicas e criar novos empregos à escala local. Nasce ainda com a missão de apoiar a autarquia na definição das políticas municipais, através da promoção da participação pública e por contributos de recolha de informação relevante sobre o concelho e as suas dinâmicas económicas e sociais. “A atual conjuntura de crise, financeira, económica e social, que o país vive, representa um novo e enorme desafio à nossa capacidade de adaptação a situações de dificuldade e escassez. Estes problemas exigem novas soluções que devem nascer de forte vontade política local, serem concebidas em amplo consenso e implementadas num enquadramento estratégico coerente e estável e com uma base de intervenção alargada, envolvendo também as instituições públicas e privadas e associativas no concelho e da sua área de influência”, explica Francisco Lopes o enquadramento estratégico que levou à criação do novo órgão de consulta.

O CMDE, que se irá reger através de regulamento interno e reunir regularmente, vai deste modo contribuir para o acompanhamento da adoção e implementação de políticas económicas locais: “Um território é tanto mais competitivo quanto mais conseguir potenciar os seus recursos endógenos, conseguindo promover e valorizar os seus ativos territoriais, sem colocar em causa a sustentabilidade ambiental, social, cultural e institucional”.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter