goo vimeo rss facebook

Museu Pedagógico recorda antigas escolas primárias

Um pouco por todo o país, as antigas escolas primárias deram lugar a modernos centros escolares garantindo melhores condições de ensino e formação nos primeiros anos de vida. Com muitos edifícios a deixarem de utilizados para a função para a qual foram construídos, estes equipamentos começam agora a ser reconvertidos. Em Lamego, a Câmara Municipal transformou a antiga escola de Avões de Lá, encerrada em 2011, num Museu Pedagógico que dá a conhecer aos mais novos e recorda aos mais velhos como era a escola de antigamente. “Espero que seja importante para a preservação da nossa memória histórica e alicerçar o nosso desenvolvimento”, vaticina Francisco Lopes, presidente da autarquia.
O novo espaço museológico alberga um pouco da imagem das antigas escolas, do ponto de vista da arquitetura, funcionalidade, materiais e até dos projetos educativos que durante décadas ajudaram a formar gerações de lamecenses. Não falta o quadro de ardósia, o crucifixo na parede, a palmatória ou as antigas sebentas. Uma realidade muito diferente da atual, na qual as aulas do primeiro ciclo do ensino básico são dominadas pela utilização das novas tecnologias, em particular com o recurso a quadros interativos.
A Câmara Municipal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Avões e os agrupamentos de escolas do concelho, espera que o novo Museu Pedagógico de Lamego possibilite que os alunos “possam experienciar ali a diferença de conceito e de contexto”. O investimento necessário à sua criação foi reduzido. A partir de agora, a instituição está aberta ao enriquecimento do espólio que tem em exposição, através de doações de particulares.
 Na hora de abrir pela primeira vez as portas do novo equipamento foi recordada a ação dos lamecenses que, em 2008, deram os primeiros passos para concretizar este “sonho pedagógico”: Alberto Almeida, João Mendonça, João Pedro, Paulo Oliveira, Henrique Moura Marques e Manuel Almeida, os dois últimos já falecidos.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter