goo vimeo rss facebook

Martins de Freitas publica “João de Araújo Correia - Cronista das Gentes do Douro”

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras de autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sócio-cultural da nossa região.
Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, a 15 de março último, o palco escolhido para a apresentação pública do livro “João de Araújo Correia – Cronista das Gentes do Douro”, da autoria de Manuel Joaquim Martins de Freitas. Esta obra, publicada em 2013, é uma edição do autor, que corresponde à sua dissertação de mestrado em Cultura Portuguesa.
Na cidade de Lamego, Maria Hercília Agarez fez a apresentação pública do livro e do seu autor, enquanto que Joaquim Pinto recordou à plateia a crónica “Lamego”de João de Araújo Correia.
Natural da freguesia de Sande, onde nasceu em 1951, após a instrução primária que concluiu no Peso da Régua, Martins de Freitas frequentou e completou o ensino liceal em Lamego. No ensino superior obteve os graus de Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e de Mestre em Cultura Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Após o estágio inscreveu-se em 1978 na Ordem dos Advogados, exercendo desde então esta profissão no Peso da Régua. Foi Delegado e depois Presidente (eleito) da Delegação da Ordem dos Advogados da Comarca da Régua em três mandatos.
Sendo um admirador de João de Araújo Correia e da sua obra, estudou as suas crónicas sobre o Douro, nos campos da memória, da identidade e do património cultural, no âmbito do mestrado em Cultura Portuguesa. Defendeu publicamente, em 2010, a dissertação“Memória e Património Cultural nas Crónicas Durienses de João de Araújo Correia” que mereceu a aprovação unânime do júri com a nota de muito bom.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter