goo vimeo rss facebook

Iluminação eficiente entra em funcionamento em Lamego

Acaba de entrar em funcionamento, na sua totalidade, a nova iluminação do Escadório e das Avenidas centrais da cidade de Lamego com recurso à tecnologia LED – Light Emitting Diode.
Este projecto de iluminação, da iniciativa da Associação Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro através da operação Eficiência Energética, representou um investimento total de 257 077,64€ com comparticipação financeira comunitária através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2) e foi realizado em duas fases.Iluminacao nova LAMEG2014A primeira fase do projecto correspondeu à aquisição e instalação de luminárias Led nas Avenidas Dr. Alfredo Sousa e Visconde Guedes Teixeira tendo sido renovada a iluminação nos jardins destas vias, pertencentes ao Eixo Barroco no centro histórico de Lamego. Este trabalho compreendeu a substituição das lanternas clássicas de tecnologia de vapor de mercúrio por luminárias Led, mais eficientes do ponto de vista económico e ecológico, mantendo-se os candeeiros originais cujo valor estético importa preservar. Esta renovação permite ao Município um elevado grau de poupança energética assim como garante um enobrecimento dos jardins e espaços urbanos do Eixo Barroco.

Numa segunda fase, procedeu-se à iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, igualmente, com recurso à tecnologia Led. A solução de iluminação instalada baseou-se na necessidade de valorização do património, considerando os aspectos turísticos inerentes, uma vez que se garante uma perspectiva nocturna do escadório, anteriormente inexistente. Por seu lado, o recurso à tecnologia Led garante um consumo de energia sustentado em tecnologia de elevada eficiência, de elevada restituição cromática, pouco poluente e de baixa manutenção.
A solução energética encontrada para a cidade de Lamego baseou-se nas conclusões de um estudo contratado à UTAD para a "Caracterização da Iluminação Pública do Eixo Urbano do Douro – Soluções Eficientes de Iluminação" que analisou os elevados consumos energéticos dos municípios em iluminação pública, em termos financeiros e ambientais.
Pertencendo, também, ao mesmo projecto da Associação Douro Alliance, entrou em funcionamento, em meados do mês de Janeiro, o sistema de iluminação de passadeiras na cidade de Vila Real baseado na tecnologia LED com os objectivos de aumentar a poupança energética do município e a segurança de peões e veículos.

Informação Douro Alliance

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter