goo vimeo rss facebook

Autarquia abate palmeira afetada pelo escaravelho vermelho

Após um longo processo de avaliação fitossanitária, procedeu-se hoje ao abate da palmeira que se encontrava no logradouro/estacionamento do edifício da Câmara Municipal de Lamego, que padecia de infestação pelo temível Escaravelho da Palmeira ou Escaravelho Vermelho (Rhynchophorus ferrugineus), espécie responsável pela deterioração de milhares de exemplares destas árvores, grande parte deles igualmente centenárias, por toda a Europa mediterrânica com especial incidência na Península Ibérica.
O Rhynchophorus ferrugineus é proveniente do norte de África e atravessou o Mediterrâneo há cerca de uma dezena de anos sendo de difícil ou quase impossível controlo. O facto do seu ciclo de vida (ovo-larva-pupa e adulto) se desenvolver no interior da planta ou na base das folhas (adultos) torna bastante difícil a sua deteção precoce. Esta situação é agravada pelo facto dos hospedeiros, em particular a palmeira das Canárias (Phoenix canariensis) a que pertencia este espécime, serem geralmente de grande porte, sendo por isso difícil o acesso aos pontos de observação de sinais da presença da praga.
O exemplar hoje abatido encontrava-se severamente afetado, tendo sido considerado como irrecuperável.

Tratando-se de uma infestação que pode estar igualmente disseminada em outros espécimes no território municipal, esta autarquia apela aos proprietários para que procedam ao acompanhamento das palmeiras com vista a prevenir tal praga, a qual foi declarada como de luta obrigatória, tendo sido aprovada a Decisão 2007/365/CE, que estabeleceu medidas de emergência contra a introdução e sua propagação por Decisão da Comissão, de 17 de agosto de 2010. 
O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Lamego está ao dispor dos seus munícipes para prestar todos os esclarecimentos técnicos que forem julgados necessários na identificação e rastreamento desta praga.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.