goo vimeo rss facebook

Projeto inovador vai combater insucesso escolar

Pela primeira vez, uma equipa multidisciplinar vai trabalhar junto das crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Lamego, com o objetivo de melhorar o sucesso educativo e reduzir o abandono escolar precoce. Esta nova iniciativa insere-se no âmbito do Projeto "Lamego Educa", um Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, do Município de Lamego, que visa o desenvolvimento, nos próximos três anos, de várias ações estruturantes que têm o objetivo claro de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e o combate ao insucesso e abandono escolar. O "Lamego Educa" representa um investimento superior a 610 mil euros, apoiado pelo Norte 2020. Na apresentação pública do novo projeto à comunidade educativa, realizada na tarde desta terça-feira, Ana Catarina Rocha, Vereadora da Educação, afirmou estar convicta que daqui a três anos "Lamego terá uma nova realidade educativa, diferente e melhor da atual. Caminhando passo a passo, escolas e Município de Lamego, com o envolvimento de todos - família, escolas, instituições e empresas -, vamos certamente construir um futuro melhor para as nossas crianças". A autarca realçou ainda a parceria ativa dos Agrupamentos de Escolas Latino Coelho e da Sé para colocar Lamego na vanguarda do que de melhor existe na oferta educativa.

No âmbito do "Lamego Educa", a partir de agora, vão ser colocadas ao dispor das escolas e de todos os agentes educativos ferramentas e instrumentos que vão permitir reduzir o abandono e absentismo escolar, melhorar o desempenho e reforçar a equidade no acesso à educação. No terreno, a equipa multidisciplinar, constituída por uma psicóloga, duas assistentes sociais, uma terapeuta de fala e um técnico de educação, vão coadjuvar os professores para alcançarem as suas metas, sem interferir na sua autonomia. Para além da criação da equipa multidisciplinar, o "Lamego Educa" vai desenvolver outras acões estruturantes de modo a proporcionar um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, ensinar o aluno a programar, através da realização de diferentes desafios lançados por uma plataforma que conjuga hardware e software, estimulando a criatividade e o espírito crítico. Por último, será ainda criado o Observatório Municipal da Educação, uma solução que disponibilizará informação necessária ao planeamento municipal nesta área e a recolha de informação educativa útil aos cidadãos. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.