goo vimeo rss facebook

Exposição no CIMI faz "viagem" por festas com mascarados

Mas rituSituado bem no centro da vila de Lazarim, em Lamego, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) tem patente ao público neste momento a exposição“Máscaras Rituais de Portugal - Coleção de Roberto Afonso”, uma mostra que desafia o visitante a viajar por 36 festas com mascarados diferentes, realizadas em Portugal. O espólio é constituído por 58 máscaras, produzidas por um grande naipe de artesãos, cuidadosamente conjugadas com diversos elementos que integram cada um dos rituais ou trajes usados. Esta iniciativa assinala o início do ciclo das Festividades do Solstício de Inverno.
Ilustrada com textos descritivos sobre as diferentes festividades, da autoria dos investigadores Alex Rodrigues, Alfredo Cameirão, Antero Neto Lopes, António Pinelo Tiza, Isidro Rodrigues e Roberto Afonso, a exposição “Máscaras Rituais de Portugal" pode ser apreciada até ao último dia do ano. A entrada é livre.

Inaugurado em janeiro de 2016, o CIMI foi o primeiro espaço ligado ao ritual da máscara a surgir na Península Ibérica e por isso tem a responsabilidade de gerar novas dinâmicas culturais e educativas.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.