goo vimeo rss facebook

Lamego celebrou no 25 de abril uma "aurora jamais vista"

O concelho de Lamego celebrou o 44º aniversário da Revolução dos Cravos que derrubou o regime ditatorial do Estado Novo, na histórica madrugada de 25 de abril de 1974, com uma grande variedade de eventos de índole institucional, cultural e desportiva. A realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal foi o ato que se revestiu de maior simbolismo durante estas comemorações. Falando para uma plateia constituída sobretudo por autarcas, representantes de instituições locais e alguns cidadãos que quiseram participar no aniversário da Revolução dos Cravos, o Presidente da Assembleia Municipal, José Rodrigues Lourenço, recordou as conquistas de Abril: "Buscou-se, naquela manhã, uma aurora jamais vista, em que o Povo sedento de Liberdade, precisava de alimento para as necessidades mais básicas: desde cortar cerce com o analfabetismo, o direito legítimo à justiça social, à solidariedade, à habitação, à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres através de um ato carregado de significado: o voto universal, unipessoal, secreto, direto". Mas  também deixou vários alertas ao poder central: "É chegada a hora de repensar o sistema político. Pensando, refletindo e exigindo reformas profundas no sistema que nos governa, torna a Democracia mais robusta e consolidada".
Intervieram nesta sessão, os representantes dos grupos políticos que compõem este órgão e, pela primeira vez, o Presidente da Câmara Municipal. "Comemorar Abril é também celebrar o poder local autárquico, por todos reconhecido como o motor principal da promoção do desenvolvimento das nossas comunidades e uma das maiores conquistas da democracia portuguesa", enfatizou Ângelo Moura.

Este ano, também se destacou do programa de comemorações a realização da décima Assembleia Municipal do Futuro subordinada ao tema "O Futuro em Lamego: que atividades realizar para a população jovem e idosa?”, um fórum de debate juvenil participado por alunos de diversas escolas do ensino secundário, bem como o evento "Cantores e Canções de Abril", com exposições, músicas e uma conferência, no Museu Pedagógico de Lamego.
A proclamação dos valores da Liberdade e da Democracia também passou, na noite de 24 de abril, pelo palco do belo Teatro Ribeiro Conceição com a realização do espetáculo cultural "Ergo um Cravo", uma viagem aos dias 24 e 25 de abril retratando os tempos idos e a madrugada e dia libertadores, para além de outras iniciativas. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.