goo vimeo rss facebook

Notícias

"Lamecum Trail" desafia atletas a descobrirem paisagem duriense

Em Portugal, existem cada vez mais adeptos de trail, uma corrida realizada em percursos de natureza com diferentes níveis de dificuldade que variam consoante os terrenos onde é percorrida. Agora, o concelho de Lamego quer "agarrar" esta nova experiência e, por isso, vai organizar, pela primeira vez, o "Lamecum Trail" no próximo dia 11 de junho. Está prevista a participação de centenas de atletas que procuram emoções positivas e uma sensação de equilíbrio entre o corpo e a natureza.
O "Lamecum Trail" vai permitir desfrutar de magnificas paisagens e monumentos e beneficiar da típica hospitalidade e gastronomia durienses. Os trilhos vão oferecer momentos únicos aos atletas, como a passagem pelas Caves da Raposeira, pelo Quartel de Penude do Centro de Tropas de Operações Especiais, pela Serra das Meadas e pelo Parque Biológico, para além de muito outros locais que vão perdurar na memória dos corredores.
Através do estabelecimento de diversas parcerias, os participantes vão receber um leque variado de ofertas, nomeadamente entradas gratuitas nas Piscinas Descobertas, no Museu de Lamego e no Parque Biológico. Serão ainda oferecidas aos participantes cerejas da Penajóia, biscoitos da Teixeira e t-shirts técnicas. Aqueles que vão percorrer as distâncias de 30 e 19 quilómetros também serão brindados com a oferta de uma garrafa de espumante.

Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural inaugura Feira Agrícola

A segunda edição da Feira Agrícola de Lamego abre as suas portas já na próxima quinta-feira, a partir das 10 horas, no Centro Multiusos, com a realização de uma cerimónia de inauguração presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres. Sob o lema "A Identidade do Douro", o público poderá encontrar, ao longo de quatro dias, num único espaço o melhor cabaz de produtos que o mundo rural é capaz de oferecer. Mais de 180 produtores e empresas prometem tornar este certame num ponto de encontro privilegiado para o setor agrícola nacional. A entrada livre é no primeiro dia do evento.
Do programa de atividades, destaca-se a realização de provas de vinho comentadas e de harmonização, com o apoio da revista "Vinho Grandes Escolhas" e da Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa, o primeiro concurso pecuário de Raça Arouquesa, provas de degustação e as jornadas técnicas que vão reunir profissionais e oradores de prestígio. De 25 a 28 de maio, o evento também promoverá a realização de encontros empresariais, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Alemã, e apresentará uma grande variedade de espaços, incluindo área infantil, zonas gastronómicas e mostras de artesanato. 
À segunda edição, a Feira Agrícola de Lamego aposta forte na oferta de muita animação com a atuação de diversos grupos musicais, incluindo grandes artistas da música popular: Leandro, Maria Lisboa, USKADKASA e Vira Milho, entre outros. 
Organizada pela APEDOURO - Associação Promotora de Eventos no Douro, com o apoio da Câmara Municipal, a II Feira Agrícola de Lamego ambiciona dar um salto qualitativo, em relação à edição de estreia, com a apresentação de conceitos e serviços inovadores, que darão uma dinâmica redobrada a um evento que já se afirmou como um espaço privilegiado de negócios e partilha de experiências.

PORTO CANAL dedica "Grandes Manhãs" à Feira Agrícola de Lamego

O maior evento ligado ao setor agrícola da região do Douro vai chegar a casa de todos os portugueses amanhã, sexta-feira, através do programa "Grandes Manhãs", transmitido em direto pelo PORTO CANAL.
Com a apresentação de Ricardo Couto e Débora Sá, esta emissão vai entrevistar e apresentar, a partir das 9 horas, a organização e alguns dos 150 expositores que vão marcar presença no certame que reunirá num único espaço os melhores vinhos, azeites, frutas, enchidos, alfaias agrícolas e muitos outros produtos da região do Douro. 
Sob o lema "A Identidade do Douro", a II Feira Agrícola de Lamego promete dar um salto qualitativo, em relação à edição de estreia do ano passado, com a apresentação de conceitos e serviços inovadores, que darão uma dinâmica redobrada a um evento que já se afirmou como um espaço privilegiado de negócios e partilha de experiências. 
Organizado pela APEDOURO - Associação Promotora de Eventos no Douro, com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, o evento abre as suas portas de 25 a 28 de maio. Os preparativos já começaram no terreno.

Volta de Apoio ao Emprego motiva jovens

Mais de 240 pessoas, sobretudo jovens, participaram na "Volta de Apoio ao Emprego" que decorreu, pelo quinto ano consecutivo, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. Esta sessão de informação divulgou oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos: o desemprego. "Empreender – da ideia ao negócio", "Empregabilidade e Mobilidade para Jovens" e "Trabalhar na Europa: por onde começar?" foram os principais temas que estiveram em análise e em debate.
Organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pelo Centro Europe Direct local, a "Volta do Apoio ao Emprego" é uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.
Em Lamego, foram apresentadas, mais uma vez, soluções para a melhoria da empregabilidade, através de formação profissional, estágios ou experiência internacional de voluntariado, sugestões sobre como aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis a nível europeu.

Lamego volta a acolher a maior feira agrícola do Douro

O mundo rural promete apresentar o seu melhor cabaz de produtos durante a próxima edição da Feira Agrícola de Lamego. Com a presença já confirmada de mais de 150 produtores e empresas, este certame reunirá num único espaço os melhores vinhos, azeites, frutas, enchidos, alfaias agrícolas e muitos outros produtos da região do Douro, de 25 a 28 de maio. 
Sob o lema "A Identidade do Douro", a II Feira Agrícola de Lamego vai dar um salto qualitativo, em relação à edição de estreia do ano passado, com a apresentação de conceitos e serviços inovadores, que darão uma dinâmica redobrada a um evento que já se afirmou como um espaço privilegiado de negócios e partilha de experiências. Do programa de atividades, destaca-se a realização de provas de vinho comentadas, as jornadas técnicas que vão reunir no mesmo local profissionais e oradores de prestígio, bem como a promoção de encontros empresariais, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Alemã. Pela primeira vez, este certame também vai organizar um Concurso de Raça Arouquesa com a presença de animais vivos. 
Durante quatro dias, a Feira Agrícola de Lamego quer ir ao encontro de um leque alargado de pessoas com a apresentação de uma grande variedade de espaços, zonas gastronómicas, mostras de artesanato e venda comercial diversa. A animação musical, por outro lado, será uma constante com a atuação ao vivo de diversos grupos musicais, incluindo grandes artistas da música popular.
Mas haverá muito mais para ver e ouvir! O Centro Multiusos de Lamego e a praça situada em frente vão ser palco de diversos eventos de harmonização de vinhos com produtos regionais e provas de degustação.
Organizada pela APEDOURO - Associação Promotora de Eventos no Douro, com o apoio da Câmara Municipal, a Feira Agrícola de Lamego nasceu com a ambição de ser um ponto de encontro privilegiado do setor agrícola nacional e um fórum para debater problemas e refletir sobre o futuro.

CIMI marca presença na "Feira do Turismo"

A "Feira do Turismo", organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, contou, entre os seus expositores, com a participação do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI). Para além dos espaços expositivos de promoção das entidades e empresas que estiveram presentes, o evento que decorreu na Av. Visconde Guedes Teixeira também promoveu a realização de um workshop, na qual uma das comunicações - "CIMI - Objeto, objetivos e potencialidades" - foi apresentada pela coordenadora deste equipamento cultural, Tânia Valverde Borges.
Inaugurado em janeiro de 2016, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica é o primeiro espaço ligado ao ritual da máscara a surgir na Península Ibérica e por isso tem a responsabilidade de gerar novas dinâmicas culturais e educativas. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter