goo vimeo rss facebook

Notícias

Evocação do Dia da Liberdade homenageia Poder Local

Spotlight ImageO 43º aniversário da histórica madrugada do 25 de Abril de 1974, "aurora da desejada liberdade sonhada pelos portugueses", foi assinalado em Lamego com a realização de uma grande variedade de eventos de índole institucional, cultural e desportiva. O momento mais simbólico das celebrações, "muito viradas para o exterior", foi a realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia da Liberdade, tendo como orador convidado José Miguel Noras, Cidadão Honorário desta cidade, antigo vereador da autarquia e ex-Presidente do Município de Santarém. Na sua intervenção, Noras elogiou o dinamismo que o poder local, após a Revolução dos Cravos, imprimiu ao país, satisfazendo as necessidades mais básicas das populações, como foi o caso das acessibilidades e do abastecimento de água.

A Assembleia Municipal homenageou, este ano, os protagonistas da instalação do Poder Local no concelho de Lamego, convidando os primeiros autarcas eleitos a estarem presentes nestas cerimónias. "São eles os primeiros obreiros do desenvolvimento e afirmação das suas freguesias, pese embora a sentida ação que as políticas do Governo Central nos vêm impondo, conduzindo à desertificação de todo o Interior", elogiou José Carrapatoso, Presidente da Assembleia Municipal. 
Durante o discurso de encerramento da última Sessão Solene desta legislatura a que preside, José Carrapatoso enalteceu "as novas dinâmicas de crescimento e desenvolvimento" executadas desde 2005, sob a Presidência de Francisco Lopes. "Concretizou muitos dos sonhos e necessidades dos Lamecenses. Direi que, com ele, chegou Abril a Lamego. Foi o Presidente que Lamego merecia há anos, e que, ao aproximar-se o fim dos seus mandatos, deixa marca indelével da sua passagem, bem como projetos candidatados e já aprovados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, assegurando e garantindo a continuidade do investimento num valor superior a 10 milhões de euros".

Novo livro de Aurora Simões de Matos apresentado em Lamego

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, na tarde de 22 de abril, o palco escolhido para a apresentação pública do livro “O Amor é Sempre inocente” - Homenagem a Judith Teixeira (1880-1959) – Poetisa Silenciada do Modernismo Português. Da autoria de Aurora Simões de Matos, esta obra é uma edição das Edições Esgotadas.

Mundo equestre mostra-se na Feira de Santa Cruz

A cidade de Lamego vai voltar a promover o maior evento de arte equestre realizado na região do Douro: a Grandiosa Feira de Santa Cruz. De 28 de abril a 3 de maio, este certame cheio de tradição oferece diariamente um programa de grandes iniciativas, no qual o cavalo é o centro de todas as atenções.
No conjunto de eventos, de carácter gratuito, que a edição deste ano apresenta destaca-se, mais uma vez, a realização das populares Corridas de Passo Travado – Concurso Único, Prémio “Rufino Rilhado” a atribuir ao conjunto cavaleiro/cavalo que melhor se apresentou na corrida, bem como a Corrida de Galope Amador.
Ao longo destes dias, a beleza ímpar do mundo equestre também estará em destaque em muitas outras ocasiões, nomeadamente no Concurso de Salto de Obstáculos, na Gala Equestre - Miguel Fonseca, nos desfiles e passeios de charretes e na demonstração de equitação clássica, a cargo de Jorge Teixeira.
Os milhares de aficionados que por estes dias costumam visitar a cidade de Lamego vão ter ainda muito mais para admirar: a tradicional Feira Anual, uma noite de fados no emblemático Teatro Ribeiro Conceição com a presença de artistas locais e regionais e aulas de equitação abertas à população na Av. Dr. Alfredo de Sousa. 
Conhecida popularmente por “3 de Maio”, a Feira de Santa Cruz, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com outras instituições, visa valorizar a arte equestre e promover o convívio e a boa disposição entre a população.

PROGRAMA FEIRA DE SANTA CRUZ

Semana da Leitura incentiva a "Ler p'ra ser"

"Ler p'ra ser" é o lema escolhido da edição deste ano da “Semana da Leitura”, a grande festa à volta dos livros que decorre na cidade de Lamego, que visa estimular os hábitos de leitura junto dos jovens. O evento percorrerá todas as bibliotecas do concelho, de 24 a 28 de abril, com o objetivo de promover “a criatividade e a originalidade na exploração da palavra como testemunho da diversidade cultural, social, histórica e estética”.
Promovida pela Rede de Bibliotecas de Lamego, com apoio da Câmara Municipal, a “Semana da Leitura” desafiará as escolas e as bibliotecas a fomentarem o “Prazer de Ler". No conjunto de iniciativas a desenvolver, destaca-se a realização de encontros com escritores, palestras, lançamentos de livros e exposições, com o propósito de celebrar a leitura como uma das práticas mais decisivas para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento da inteligência humana.

PROGRAMA

CIMI recebeu reunião de trabalho da Rede de Museus do Douro

O Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), situado na vila de Lazarim, em Lamego, foi a instituição anfitriã da mais recente reunião de trabalho da MuD - Rede de Museus do Douro. A coordenadora responsável pelo CIMI, Tânia Valverde Borges, fez uma visita guiada a alguns pontos turísticos do concelho, após a realização do encontro que serviu para definir o quadro das atividades conjuntas a desenvolver entre estas entidades, bem como as respetivas ações de divulgação. 
Inaugurado em janeiro de 2016, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica é o primeiro espaço ligado ao ritual da máscara a surgir na Península Ibérica e por isso tem a responsabilidade de gerar novas dinâmicas culturais e educativas. Durante as celebrações da Semana Santa marcou presença na Feira de Artesanato da Páscoa, em Lamego, com o objetivo de divulgar junto dos turistas as potencialidades do novo equipamento cultural.
Constituída por 49 espaços museológicos, a MuD é uma plataforma de encontro e diálogo entre as diferentes instituições museológicas, para-museológicas e de âmbito cultural, públicas e privadas, a operar no eixo Douro-Duero, com destaque para a Região Demarcada do Douro.

Conta solidária a favor dos familiares das vítimas de Lamego

pr vt

A Câmara Municipal de Lamego abriu uma conta solidária que visa a angariação de receitas para fins de beneficência e assistência das crianças e viúvas do trágico acidente na fábrica de pirotecnia "Egas Sequeira" situada na freguesia da Penajóia, em Lamego, da qual resultou o desaparecimento de oito pessoas. Ao longo dos últimos dias, muitos cidadãos anónimos e beneméritos têm manifestado a intenção de ajudar a minorar o sofrimento e a precária situação destas pessoas. 
Assim, esta conta solidária estará ativa até ao próximo dia 31 de agosto, tendo sido aberta ao abrigo da legislação vigente. Os interessados em contribuir devem utilizar os seguintes dados:

 
Título da Conta: APOIO SOLIDÁRIO FAMILIA VITIMAS LAMEGO

NIB: 0045 2090 40288314812 17

IBAN: PT50-0045 2090 4028 8314 8121 7

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter