goo vimeo rss facebook

Notícias

Trabalho ao vivo mostra como se faz os caretos de Lazarim

A preparação das máscaras e dos trajes dos Caretos de Lazarim, pequena vila situada no concelho de Lamego, desperta sempre uma enorme curiosidade junto daqueles que gostam de um dos Entrudos mais genuínos do país. A poucos dias das máscaras voltarem a sair à rua para animar esta tradição, a Câmara Municipal de Lamego, através do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), e em parceria com a Rede de Bibliotecas local, vai organizar quatro workshops nas escolas do concelho. Na primeira parte do evento, será narrada aos alunos a vertente histórica associada ao "Nosso Carnaval", enquanto que numa segunda parte um artesão trabalhará ao vivo para mostrar como nascem as máscaras de madeira de amieiro.
O workshop "Carnaval: As Nossas Máscaras" pretende dar a conhecer, nos dias 7 e 8 de fevereiro, as origens destes rituais e festividades simbólicas, que na memória dos antigos habitantes de Lazarim remonta ao século XIX, para além de divulgar junto dos mais novos a arte dos famosos caretos antropomórficos que saem à rua na Terça-Feira Gorda.

Ângelo Moura Presidente da Assembleia da Associação dos Municípios com Centro Histórico

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, foi eleito Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), para o quadriénio 2018-2022, em ato eleitoral que decorreu em Ponte de Lima. Recorde-se que este agrupamento de municípios mantém uma "ligação umbilical" com Lamego: foi fundada nesta cidade, em 22 de julho de 1988, e a sua sede nacional foi transferida para aqui, em 2002, funcionando neste momento no Bairro do Castelo. 
Com a missão de defender, valorizar, revitalizar e animar os núcleos urbanos históricos, a APMCH  visa congregar vontades a nível governamental, autárquico e privado para a preservação do importante património histórico recebido em herança das gerações que nos precederam. 
Ângelo Moura elogia o papel desempenhado por esta associação na defesa do saber e da identidade patrimonial e histórica do nosso país e afirma que no futuro será necessário reforçar a concretização de políticas sociais que ajudem à fixação de pessoas nos centros históricos das cidades. Enaltece ainda o dinamismo que as autarquias têm conseguido imprimir na reabilitação do património português.

Feira de Turismo de Madrid recebe delegação de Lamego

O Município de Lamego esteve representado pelo Vice-Presidente, António Alves da Silva, e pela Vereadora do Turismo, Ana Catarina Rocha, na edição deste ano da FITUR - Feira internacional de Turismo em Madrid.
Esta deslocação de trabalho insere-se na atual estratégia municipal de promover o concelho de Lamego como um destino turístico de excelência a visitar este ano.
Esta estratégia de promoção vai ter continuidade na Bolsa de Turismo de Lisboa e noutras feiras e exposições da especialidade.

Programa:
Manhã - Visita ao stand do Turismo Porto e Norte de Portugal e reunião de trabalho com o Presidente Melchior Moreira;
Tarde - Promoção de Lamego no stand do Turismo Porto e Norte, através da CIM Douro. Foi efetuada uma mostra e degustação de produtos regionais de Lamego: queijos Laticínios Paiva, bôla, broa, Biscoito da Teixeira da Padaria Rina, enchidos da Casa Marinel e espumante Raposeira

Ângelo Moura eleito Vice-Presidente da QUALIFICA

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, foi eleito Vice-Presidente da direção da QUALIFICA/oriGIn Portugal, uma instituição de referência na defesa do desenvolvimento agrícola e rural que tem por missão a valorização, qualificação, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses.
Com sede na cidade de Portalegre, esta associação conta, neste momento, com 127 membros que provêm de diferentes áreas de atividade económica e social, nomeadamente municípios, produtores, agrupamentos de produtores, cooperativas agrícolas, associações de raiz profissional diverso, bem como investigadores, professores e técnicos.
Para o mandato que agora se inicia, a QUALIFICA/oriGIn Portugal quer continuar, entre outros objetivos, a chamar a atenção para a necessidade da proteção da propriedade industrial e intelectual no setor e sensibilizar os agentes económicos e a sociedade para a importância social e económica que a produção e o consumo de produtos tradicionais qualificados representam.

Ar Moderno vence concurso "Montras de Natal"

A loja Ar Moderno é a grande vencedora da primeira edição do concurso "Montras de Natal" que a Câmara Municipal de Lamego promoveu durante a quadra natalícia e que contou com a participação de 54 estabelecimentos comerciais. No mesmo evento, a montra da Casa Luciano By Sisters arrebatou o segundo lugar e a Rumimel a terceira posição.
Para a avaliação das montras a concurso, os membros do júri tiveram em conta vários critérios, nomeadamente a adequação ao tema, a harmonia e estética de conjunto, a originalidade/ criatividade, as cores e materiais utilizados e a iluminação. A autarquia vai atribuir prémios aos três primeiros classificados. 

Escola de Natação de Lamego renova Certificação de Qualidade

A Escola Municipal de Natação de Lamego renovou a Certificação de Qualidade Técnico-Pedagógica, conferida pela Federação Portuguesa de Natação. A atribuição do diploma resulta do trabalho desenvolvido, durante o último ano, no âmbito do projeto "Portugal a Nadar", que visa uniformizar procedimentos e elevar a qualidade do processo pedagógico e de gestão. Esta distinção foi oficializada durante uma reunião de trabalho que juntou a Vereadora do Desporto da Câmara Municipal, Ana Catarina Rocha, o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Natação, Alexander Esteves, e o Presidente da Associação Regional de Natação do Nordeste, José Nóbrega.
A Escola Municipal de Natação ocupa um lugar de referência entre as academias nacionais da modalidade, reconhecidas com a Certificação da Qualidade Técnico-Pedagógica. Em todo o país, apenas 80 entidades fazem parte deste lote.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter