goo vimeo rss facebook

Resíduos

Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Município

Resíduo é qualquer substância ou objeto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer, nomeadamente os identificados na Lista Europeia de Resíduos (LER).
Em Portugal, o Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho, veio estabelecer o regime geral da gestão de resíduos. O presente decreto-lei aplica-se às operações de gestão de resíduos, compreendendo toda e qualquer operação de recolha, transporte, triagem, tratamento, valorização e eliminação de resíduos, bem como às operações de descontaminação de solos e à monitorização dos locais de deposição após o encerramento das respectivas instalações.
O resíduo urbano, vulgarmente designado por resíduo sólido urbano (RSU) é o resíduo proveniente de habitações bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações.
A recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos faz parte do sistema de remoção seletiva que implica a deposição, recolha e transporte de resíduos diferenciados para um tratamento especial e visa a separação dos materiais que são encaminhados para reciclagem: resíduos de natureza diferente exigem diferentes processos industriais de reciclagem. Daí a necessidade de os dividir por tipo de material e em condições de tornar o processo menos oneroso (diminui a complexidade da triagem subsequente e evitam-se operações de lavagem dos resíduos após a recolha).
A recolha seletiva por Ecopontos é um dos sistemas de deposição seletiva de material mais significativo no nosso concelho (n.º de Ecopontos: 112), ocorrendo também recolha seletiva Porta-a-Porta nos estabelecimentos comerciais.
Os Ecopontos são um conjunto de contentores ou baterias de contentores destinados à deposição seletiva de fileiras distintas de materiais tais como: o vidro (contentor verde), o papel e cartão (contentor azul), as embalagens de plástico ou metal (contentor amarelo) e as pilhas (contentor vermelho). Os Ecopontos encontram-se situados em locais estratégicos no concelho (grandes agregados populacionais, estabelecimentos de ensino, unidades hoteleiras e de restauração), de forma a que todos os cidadãos tenham acesso a estas infraestruturas.
A Câmara Municipal de Lamego, em estreita colaboração com a sua prestadora de serviços de recolha de resíduos sólidos e limpeza urbana, Ecoambiente e com a RESINORTE, formam o Sistema Municipal de

Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.
Tal sistema é responsável pelas operações de:0152-Ecoponto

  • Recolha;
  • Transporte;
  • Armazenagem;
  • Tratamento;
  • Valorização e destino final adequado dos RU produzidos na sua área de jurisdição.

Para mais informações, contacte:

DIVISÃO DE AMBIENTE E SERVIÇOS URBANOS (DASU)
Município de Lamego
Telefone: 254 609 600
Fax: 254 609 601
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

RESINORTE
Unidade Produção de Lamego
Bigorne - Apartado 124
5100-330 Lamego
Linha Verde: 800 210 230
Tel: (+351) 254 680 000
Fax: (+351) 254 689 812
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA RESINORTE
- Dias Úteis: das 8:00 horas às 17:30 horas;
- Sábados: das 8:00 horas às 13:00 horas;
- Encerrado: aos Domingos e Feriados.

 

Produção de Resíduos Indiferenciados

O gráfico seguinte representa a produção mensal de resíduos urbanos no concelho de Lamego ao longo dos últimos 4 anos. Conclui-se que existe um aumento da produção nos meses de verão (junho, julho e agosto). Este facto deve-se a uma população flutuante, emigrantes que regressam a casa e turistas que vêm conhecer o concelho, abrangendo também o mês de setembro devido às festividades do município.

pro mensal

Produção de Resíduos Recicláveis

O gráfico abaixo representado demonstra que em termos de recolha seletiva, o papel/cartão é o resíduo que apresenta uma maior percentagem de recolha, seguido do plástico/metal e por fim o vidro.

evolu graf

Destino Final dos Resíduos em 2014

No ano de 2014, sendo este já um comportamento habitual, a maior quantidade dos resíduos recolhidos tem como destino final o aterro sanitário.

destin

pdf icone 2

 

Plano Municipal de Resíduos sólidos Urbanos

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter