goo vimeo rss facebook

Remoção de Dejectos Caninos

Não deixe que os passeios do seu cão deixem rasto no chão!

A presença de cães na nossa cidade é cada vez mais notória pelo que é necessário dedicar-lhes alguma atenção e dotar os Sistemas de Gestão de Resíduos Municipais de infra-estruturas adequadas à deposição e remoção dos dejectos caninos.

Uma obrigação fundamental inerente à posse de um cão é a limpeza dos seus dejectos, excepto os provenientes de cães-guia quando acompanhantes de cegos, na via pública, nomeadamente em passeios, arruamentos, espaços verdes, polidesportivos, parques infantis, etc., não só porque prejudicam a higiene dos locais públicos, mas também porque podem provocar doenças graves e colocar em risco a saúde pública.

As crianças, como maiores utilizadoras dos espaços públicos supracitados, são o grupo etário mais sujeito às doenças transmissíveis pelos cães como as zoonoses, mais precisamente, hidatidose, toxocarose, ancilostomose, leptospirose, sarnas e micoses.                                                   

Estas doenças podem até ser fatais para o Homem, mas muitos dos donos destes animais, alheios à gravidade deste problema de saúde pública, continuam a deixar os animais defecar livremente nos espaços públicos, sendo incapazes de remover os seus dejectos.

Responsabilidade

Se passeia o seu cão nos jardins e outros locais públicos deve procurar mantê-los limpos. A higiene desses locais depende da forma de actuar. Ao deixar os animais usar livremente os espaços públicos sem posteriormente remover os seus dejectos está a contribuir para um problema de saúde pública.

Para colaborar com os munícipes, a Câmara Municipal de Lamego vai proceder à instalação de 18 dispensadores de sacos para a remoção de dejectos. Estas estruturas estão equipadas com sacos e serão colocadas em pontos estratégicos da nossa Cidade.

Como Proceder

  • 1. Introduza a mão no saco de plástico, como se se tratasse de uma luva;
  • 2. Apanhe os dejectos;
  • 3. Vire o saco do avesso de forma a que os dejectos fiquem no seu interior;
  • 4. Dê um nó na extremidade do saco e coloque-o num contentor do lixo.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter