goo vimeo rss facebook

Todas as Informações sobre as Comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

 
 
 
.............................................

 programa oficial 10junho

 

Até 10 de junho
Avenida Dr. Alfredo de Sousa
10:00 às 24:00 horas
Avenida Dr. Alfredo de Sousa
21:30 horas
Concerto da Banda da Força Aérea

9 de junho
Avenida Visconde Guedes Teixeira
10:00 horas
Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional

Largo Camões
10:10 horas
Homenagem a Vulto da Cidade – D. Miguel de Portugal

Igreja do Mosteiro das Chagas
10:20 horas
Visita e atuação do Coro da Universidade Sénior

Paços do Concelho
10:45 horas
Descerramento de placa

11:00 horas
Sessão Solene de Boas Vindas da Câmara Municipal de Lamego no Salão Nobre

Claustros da Sé de Lamego
12:30 horas
Encontro com personalidades que, no último ano, se destacaram no âmbito das suas atividades profissionais

Museu Diocesano
15:00 horas
Inauguração da Exposição "Santiago por Portugal"

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego
16:00 horas
Encerramento do Encontro "A Interioridade e os Desafios da Emancipação Jovem", promovido pelo Conselho Nacional da Juventude

Museu de Lamego
18:50 horas
Apresentação de Cumprimentos do Corpo Diplomático acreditado em Portugal

Avenida Dr. Alfredo de Sousa
21:30 horas
Concerto da Banda do Exército

10 de junho
Largo da Feira
10:00 horas
Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Centro Multiusos de Lamego
12:00 horas
Sessão Solene Comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Avenida Dr. Alfredo de Sousa
21:30 horas
Concerto da Banda da Armada

 

mensa

 

o maior

 

 

Caríssimos Lamecenses,

A cidade de Lamego prepara-se para receber, no dia 10 de Junho de 2015, o maior evento institucional da sua longa História: as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Estamos já a poucos dias de viver um momento de importância inolvidável para os Lamecenses e para as gerações futuras que vão recordar esta ocasião como um dos capítulos mais ilustres e significativos desta cidade. Mais uma vez, Lamego dará um importante contributo para a valorização e consolidação da identidade nacional. O imponente património arquitetónico e artístico de Lamego e a sua beleza peculiar será o cenário que emoldurará o conjunto de eventos que compõem o programa oficial destas comemorações e que chegará a milhões de lares em todo o mundo, através das transmissões televisivas. Como já deve ter reparado, por questões funcionais e estéticas, foi necessário intervir no espaço público com o objetivo de dar maior dignidade aos locais que vão acolher estas realizações. Para isso, temos contado com a preciosa colaboração e compreensão dos Lamecenses, ajudando a atenuar eventuais incómodos.

Lamego vai receber de braços abertos, nos dias 9 e 10 de Junho, o Presidente da República e todo os altos representantes dos órgãos de soberania da nação, os embaixadores acreditados em Portugal e numerosos convidados. Durante estes dias, tendo em conta o número de pessoas e meios envolvidos, será levada a cabo uma operação logística complexa. Seremos pois obrigados a implementar diversas restrições ao nível da circulação rodoviária e do estacionamento automóvel. Uma situação temporária que será particularmente sentida pelos moradores e comerciantes do centro da cidade, para o que pedimos a melhor compreensão. A todos os Lamecenses, sem excepção, pedimos o cumprimento de todas as recomendações e das indicações das forças de segurança presentes nos locais. Os Lamecenses já estão, de resto, habituados a grandes eventos, como a realização da majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e às restrições que daí decorrem.

No âmbito das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vamos também oferecer um vasto conjunto de atividades culturais, lúdicas e educativas de excelência com a participação de instituições nacionais e locais que, estou certo, vão emprestar um brilho muito especial a este evento e encher de alegria o espírito dos Lamecenses e de todos aqueles que nos visitam. Também os mais jovens, o futuro do nosso concelho, serão chamados a envolver-se ativamente na organização e promoção destas celebrações ajudando a perpetuar este momento ímpar na memória de todos.

Tenho plena confiança que o empenhamento ativo de todos os Lamecenses e das suas instituições será a chave do sucesso da organização de umas comemorações que vão projetar, ao país e ao mundo, uma cidade orgulhosa e pronta para abraçar os desafios do futuro.

Francisco Manuel Lopes | Presidente da Câmara Municipal de Lamego

 

infor população

 

AVISO: Recolha de lixo suspensa na Av. Dr. Alfredo de Sousa a partir de 1 de junho

A Câmara Municipal de Lamego informa todos os munícipes que, devido às Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nesta cidade, será suspensa a recolha de lixo entre os dias 1 e 11 de junho, na Av. Dr. Alfredo de Sousa e na rua D. Dinis. Nestes locais, serão instalados dezenas de meios militares dos três ramos das Forças Armadas e que vão obrigar a que os ecotainers sejam selados. Em alternativa, a recolha de lixo será feita, diariamente, porta a porta, entre as 22h e as 23 horas. Aos estabelecimentos comerciais existentes nesta zona também serão disponibilizados contentores adequados para o efeito. A Câmara Municipal de Lamego pede desculpa por eventuais incómodos causados aos moradores e comerciantes e apela ao rigoroso cumprimento dos horários estabelecidos.

AVISO: Circulação automóvel e estacionamento condicionados de 07 a  10 de junho

A Câmara Municipal de Lamego informa todos os munícipes que, devido às Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nesta cidade, nomeadamente a realização de diversas cerimónias em diferentes pontos da cidade e a grande exposição de meios militares dos três ramos das Forças Armadas, será necessário condicionar a circulação rodoviária e o estacionamento automóvel, entre os dias 7 e 10 de junho, nos seguintes arruamentos:
Ruas Cardoso Avelino e Macário de Castro, Av. do Regimento de Infantaria nº9, Av. D. Afonso Henriques, arruamento da Central de Camionagem, Av. Visconde Guedes Teixeira, Rua da Pereira, Rua Direita, Av. Dr. Alfredo de Sousa, Av. 5 de Outubro, Rua de Fafel, Rua, Praceta e Largo D. Dinis, Av. D. Jacinto Botelho, Rua Dr. Justino Pinto Oliveira, Rua Bernardo Pinheiro de Aragão, Rua das Chagas, Rua 28 de Maio, Rua do Campo, Rua Torta, Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, Av. António José d'Almeida, Av. das Acácias, Rua das Fontainhas e Parque das Fontainhas.

Também o trânsito de veículos pesados na cidade de Lamego será condicionado.

Mais se informa que será permitida a circulação automóvel nos dois sentidos nas ruas Cardoso Avelino e Macário de Castro a partir de amanhã, quinta-feira.

A Câmara Municipal de Lamego pede desculpa por eventuais incómodos causados a peões e automobilistas e apela à sua compreensão e ao rigoroso cumprimento da sinalização temporária existente na via pública.

MAPA DA CIDADE COM AS VIAS CONDICIONADAS

mapa cidade trans

ativi AMC

 
 
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng. Francisco Lopes, inauguram, no próximo dia 5 de junho, pelas 11H00, uma exposição de Atividades Militares Complementares na Av. Dr. Alfredo Sousa, cidade de Lamego, integrada no programa geral das comemorações do 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O espaço de exposição, que ficará aberto à população até ao dia 10 de junho, no período das 10H00 às 24H00, é constituído por 45 estações, que apresentam diversos meios, capacidades e valências da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Para além das demonstrações gímnicas do Colégio Militar e dos Pupilos do Exército, fazem ainda parte das Atividades Militares Complementares, as demonstrações de "Inativação de Engenhos Explosivos" e de "Cães de Guerra" e a exposição estática de materiais e equipamentos.
No âmbito cultural, as Atividades Militares Complementares incluem os concertos da Orquestra Ligeira do Exército, Banda da Armada, Banda do Exército e da Banda da Força Aérea.
Todas as iniciativas comemorativas são orientadas para a dinamização da cidadania, visando o contacto próximo com as capacidades, meios e ações das Forças Armadas junto da população, no quadro da componente militar da Defesa Nacional.

PROGRAMA

05 de junho
11H00 – Inauguração das Atividades Militares Complementares
16H40 – Demonstração da capacidade "Protect Fire" da Força Aérea
17H00 – Batismos de mergulho

06 de junho
10H00 – Subidas de balão de ar quente
10H30 – Rastreios no âmbito da saúde
16H30 – Demonstração de classes de ginástica do Colégio Militar
17H00 – Demonstração de inativação de engenhos explosivos

07 de junho
11H00 – Demonstração da classe especial de ginástica do Instituto dos Pupilos do Exército
10H30 – Padaria de campanha – confeção de produtos de panificação
21h30 – Concerto da Orquestra Ligeira do Exército

08 de junho
18H00 – Demonstração de cães de guerra
21H30 – Concerto da Banda da Força Aérea
22H30 – Padaria de campanha – confeção de produtos de panificação

09 de junho
16H30 – Subidas de balão de ar quente
17H00 – Demonstração de inativação de engenhos explosivos
21H30 – Concerto da Banda do Exército

10 de junho
16H40 – Batismos de mergulho
18H00 – Demonstração de cães de guerra
21H30 – Concerto da Banda da Armada
24H00 – Encerramento das Atividades Militares Complementares

NOTA ÀS REDAÇÕES
Convidam-se os representantes dos Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes na inauguração das Atividades Militares Complementares.

Programas Oficiais

.Atividades Militares Complementares - Forças Armadas Portuguesas - Exposição Militar - PROGRAMA

.Atividades Militares Complementares - Exposição de Meios Militares - Visita das Escolas - PROGRAMA

.Atividades Militares Complementares - Concertos da Orquestra e das Bandas Militares - PROGRAMA

+ informações brevemente

embed video plugin powered by Union Development

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter